Whatsapp icon Whatsapp

Substâncias químicas em foco

Açúcar: composta por sacarose.
Açúcar: composta por sacarose.
Talvez não seja de seu conhecimento a vasta utilização dos compostos químicos em nosso cotidiano, então acompanhe a lista de algumas substâncias que fazem parte de nossa vida:

Vamos começar pelos óxidos:

Hidróxido de sódio
(NaOH): é preciso tomar cuidado com este composto, pois é altamente corrosivo, você já ouviu falar em soda cáustica? Este é o nome popular do NaOH, que é usado para fabricar detergente e sabão.

Hidróxido de magnésio (MgOH2): o laxante e antiácido leite de magnésia é obtido a partir deste óxido.

Óxido de cálcio (CaO): mais conhecido como cal viva, este composto é usado nas construções civis e também na agricultura. O CaO possui a propriedade de absorver a umidade.

Sulfato de Bário (BaSO4): empregado como contraste para raios X do estômago e do intestino.

Sacarose (C12H22O11): é nosso popular açúcar, esta substância pode ser obtida da cana ou da beterraba e é usada para adoçar alimentos.

Monóxido de carbono (CO): gás tóxico proveniente da combustão incompleta da gasolina, a conseqüência que traz para o organismo é em relação à atividade respiratória (falta de ar), este gás bloqueia o transporte de oxigênio no sangue.

Dióxido de carbono (CO2): é produto de reações de combustão e possui uma finalidade para as plantas: auxiliar no processo de fotossíntese.

Etanol (C2H5OH): é também conhecido como álcool etílico; além de ser usado como combustível é um poderoso anti-séptico usado para a desinfecção de ambientes hospitalares.


Estrutura molecular do etanol.

Como se vê, alguns compostos existem para o nosso bem e outros só trazem malefícios. É por estes e outros motivos que o conhecimento químico se faz importante, sabendo usá-la, essa Ciência pode trazer inúmeras contribuições para o nosso bem estar.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Métodos especiais de separação de misturas heterogêneas
Saiba como são usados para o bem estar do homem e dos animais.
video icon
Escrito"Fator de Van’t Hoff" em fundo laranja ao lado da imagem de Van’t Hoff.
Química
Fator de Van't Hoff
Hoje falaremos de uma “correção” criada pelo físico e químico Jacobus Henricus Van’t Hoff para que possamos analisar os efeitos coligativos em substâncias iônicas, considerando que elas possuem características diferentes das moleculares, pois sofrem dissociação. O fator de Van’t Hoff é a maneira de analisarmos e calcularmos os efeitos coligativos em substâncias iônicas.