Whatsapp icon Whatsapp

Um mergulho no subatômico: a teoria dos 7 elementos

Átomo e partículas subatômicas.
Átomo e partículas subatômicas.
O Universo e tudo que se encontra nele são feitos de ingredientes, e da forma como eles interagem entre si, por exemplo, as pedras, as estrelas, enfim, tudo ao nosso redor e até mesmo nós, temos como constituintes os 7 elementos, conheça cada um e desvende os mistérios que cerca o átomo:

1. Neutrino: essa é a forma de matéria mais leve que existe, interage tão pouco que até é chamado de partícula fantasma. O Neutrino surge dentro do núcleo atômico, quando um próton se transforma em nêutron (ou vice-versa), esta reação ocorre nos átomos de hidrogênio do sol e dentro de nós. Uma demonstração disso é que os átomos de potássio presentes em nosso corpo estão emitindo neutrinos neste exato momento.

2. Elétron: foi a primeira partícula a ser descoberta, em 1897, e mora na periferia do átomo, conhecida também como eletrosfera. Esta parte do átomo é gigantesca, se o núcleo do átomo fosse do tamanho de uma bola de futebol, o espaço habitado pelos elétrons seria do tamanho de um estádio.

Os elétrons são fundamentais para que os átomos liguem-se uns aos outros e formem objetos maiores. Os elétrons, apesar de ter massa desprezível, são os grandes responsáveis pelas maravilhas da civilização: movem-se no filamento da lâmpada e produzem luz, chocam-se contra a tela da televisão e acendem a imagem.

3. Quarks: são superpartículas, os tijolos que a natureza usa para construir prótons e nêutrons. Encontram-se no núcleo atômico e possuem um tipo de “carga elétrica” que pode ter a coloração verde, vermelha ou azul, estas cores vão se alternando a todo o momento.

4. Glúon: os glúons são responsáveis pela troca de coloração dos Quarks, eles ficam circulando de um quark a outro sem parar. Os glúons também são chamados de Força Nuclear Forte, eles são donos da força mais poderosa do Universo chegando a ser mais forte do que a gravidade que nos mantém unidos ao chão. Mas quando os Glúons se desfazem a Força Nuclear deixa de existir e acontece a famosa fissão nuclear: quando o átomo é partido em dois.

5. Bósons da Força Fraca: a radioatividade é causada por partículas que destroem os átomos, essas partículas são os Bósons.

6. Fóton: é ele que carrega a força eletromagnética, a principal responsável por manter os elétrons em torno do núcleo e formar ligações químicas dos átomos e moléculas. Essa força é a segunda maior do Cosmos, e a prova disso é que basta um ímã minúsculo para levitar um alfinete e vencer toda a gravidade da Terra.

Graça aos fótons que existe o sinal da TV, do rádio, do celular e os raios X.

7. Gráviton: mais uma força presente no universo, a mais fraca, no entanto é a que mais percebemos no dia-a-dia, é a responsável pela gravidade.

Todos os elementos são de fundamental importância para a existência do Universo, até mesmo aqueles que parecem insignificantes como os Bósons da Força Fraca, sem eles o Sol não existiria, o quê? Pode acreditar! Eles transformam prótons em nêutrons, e o brilho do sol é proveniente da fusão de átomos “mutantes”, que passaram justamente por essa transformação de prótons para nêutrons.

Como se vê, o estudo dos sete elementos pode nos trazer grandes surpresas e existe infinitamente mais a ser conhecido sobre a Harmonia Elementar.
Publicado por Líria Alves de Souza

Artigos Relacionados

Como a tinta se fixa ao papel?
Composição de tintas
Clique e conheça as características dos elementos de composição das tintas!
O oxigênio é o elemento mais abundante na Terra
Elemento mais abundante na Terra
Saiba qual é o elemento químico mais abundante na Terra.
video icon
Matemática
Planificação de sólidos geométricos
Nessa aula veremos o que significa planificar um sólido geométrico, ou seja, trnasformar a figura 3D em 2D. Além disso, veremos o caminho contrário de transformar uma figura planificada em tridimensional.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.