Whatsapp icon Whatsapp

Diferenças entre gêneros e tipos textuais

Gêneros e tipos textuais são dois conceitos distintos, embora ainda seja bastante comum a confusão entre esses elementos.
Conhecer as diferenças entre gêneros e tipos textuais faz toda a diferença para quem quer interpretar adequadamente um texto
Conhecer as diferenças entre gêneros e tipos textuais faz toda a diferença para quem quer interpretar adequadamente um texto

A compreensão e identificação dos gêneros textuais é um tema recorrente em concursos e vestibulares. Entretanto, existem também os chamados “tipos textuais”, que são comumente confundidos com os gêneros, induzindo inúmeros candidatos ao erro. As diferenças entre gêneros e tipos textuais existem e são bem importantes!

Gêneros e tipos texuais são elementos distintos, observe:

Tipos Textuais

Gêneros textuais

Os tipos textuais são caracterizados por propriedades linguísticas, como vocabulário, relações lógicas, tempos verbais, construções frasais etc.

Possuem função comunicativa e estão inseridos em um contexto cultural.

São eles: narração, argumentação, descrição, injunção (ordem) e exposição (que é o texto informativo).

Possuem um conjunto ilimitado de características, que são determinadas de acordo com o estilo do autor, conteúdo, composição e função.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Geralmente variam entre 5 e 9 tipos.

São infinitos os exemplos de gêneros: receita culinária, blog, e-mail, lista de compras, bula de remédios, telefonema, carta comercial, carta argumentativa etc.

Podemos afirmar que a tipologia textual está relacionada com a forma como um texto apresenta-se e é caracterizada pela presença de certos traços linguísticos predominantes. O gênero textual exerce funções sociais específicas, que são pressentidas e vivienciadas pelos usuários da língua. Mas você deve estar perguntando-se: “por que é importante saber a diferença entre gêneros e tipos textuais?”.

Saber as diferenças elencadas no quadro acima é fundamental para a correta distinção entre gêneros e tipos textuais, pois quando conhecemos as características de cada um desses elementos, fica muito mais fácil interpretar um texto. A interpretação está relacionada não apenas com a construção de sentidos, mas também com os diversos fatores inerentes à estruturação textual.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Carta argumentativa
Aprenda mais sobre carta argumentativa e prepare-se para redigir com excelência este gênero discursivo tão presente em processos seletivos.
Descrição
Acesse para conhecer o que é descrição. Aprenda quais são os tipos descritivos existentes e veja como fazer bons trechos com essa tipologia, além de exemplos.
Gêneros textuais
Linguagem e comunicação: Conheça as características e a origem dos gêneros textuais.
Narração
Narração, os três tipos de foco narrativo, narrado-personagem, Narrador-observador, a estrutura do texto narrativo, apresentação, complicação, clímax e desfecho.
Texto injuntivo e texto prescritivo
Quando a finalidade discursiva se define por um caráter instrucional, o texto se classifica em injuntivo e prescritivo. Conheça-os em apenas um clique!
video icon
Química
Dispersões
Dispersão é um sistema formado pela distribuição uniforme de uma ou mais substâncias no formato de partículas no interior de outra substância. A fumaça eliminada pelas fábricas, bastante prejudicial à nossa saúde, é um exemplo de dispersão. As partículas sólidas presentes na fumaça estão dispersas no ar atmosférico.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.