Whatsapp icon Whatsapp

Tipos de descrição

Você já deve saber que descrição é o estilo que usamos quando queremos transcrever o que vimos para o papel. Por isso, a apresentação dos aspectos visuais na redação descritiva é muito importante!

Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa. Vejamos as características de cada uma:

Descrição denotativa: acontece quando a exposição da pessoa, objeto ou lugar é realizada de maneira objetiva, direta, sem uso de metáforas ou de linguagem figurada. As palavras surgem no seu sentido literal, do dicionário. Este tipo de descrição é comum em textos científicos, em livros didáticos, nas bulas de remédio ou manuais de instrução. É chamada também de objetiva.

Descrição conotativa: acontece quando as palavras são empregadas no seu sentido simbólico, figurado. A pessoa, objeto ou lugar não é descrito de forma como é na realidade, mas em uma pseudorrealidade. O uso da imaginação é evidenciado! É conhecida também como subjetiva.

Contudo, há descrições que são denotativas e conotativas: basta o autor fazer referência tanto aos aspectos físicos quanto aos psicológicos.

Lembre-se que, independente do tipo de descrição, quanto mais o leitor se sentir parte do ambiente apresentado, mais qualificado seu texto descritivo é.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!

Descrição - Saiba mais sobre este tipo de texto, suas características e objetivos!

Publicado por Sabrina Vilarinho
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A descrição está presente nas mais diversas produções textuais.
Descrição
Acesse para conhecer o que é descrição. Aprenda quais são os tipos descritivos existentes e veja como fazer bons trechos com essa tipologia, além de exemplos.
video icon
Português
Figuras de linguagem no Enem
Entre os temas mais recorrentes da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, destacam-se as figuras de linguagem, considerando-se principalmente o caráter interpretativo das questões do Enem. Pensando nisso, elaboramos uma aula de exercícios para conferirmos como esse assunto já caiu no exame. Não deixe de assistir!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!