Whatsapp icon Whatsapp

Capim-santo

O capim-santo, também conhecido como capim-limão, é uma planta que apresenta folhas aromáticas graças à presença de um óleo essencial rico em citral.
O capim-santo é uma planta medicinal que possui sua eficácia comprovada
O capim-santo é uma planta medicinal que possui sua eficácia comprovada

Diversas são as pessoas que utilizam plantas medicinais como uma alternativa para tratamento de algumas enfermidades, principalmente em razão do alto custo de alguns remédios. Uma dessas plantas é o tradicionalmente conhecido capim-santo (Cymbopogon citratus), uma erva nativa da Índia que pertence à família Poaceae. Ele é cultivado em várias áreas de clima tropical, uma vez que se desenvolve melhor em regiões de clima quente e úmido.

O capim-santo, também chamado de capim-limão e erva-cidreira, é uma planta que forma grandes touceiras e apresenta folhas verde-claras muito cheirosas, ásperas, estreitas, longas e cortantes. A folha, quando amassada, exala um forte cheiro de limão.

O aroma da folha é resultado de um óleo essencial conhecido internacionalmente como essência de lemongrass. Esse óleo é constituído principalmente por uma substância conhecida como citral, que garante à planta sua ação calmante e espasmolítica. Além do citral, são encontradas substâncias como o mirceno, flavonoides, alcaloides e triterpenos.

Muito usado na cozinha asiática em razão do sabor de limão, o capim-santo é usado no Brasil tradicionalmente na medicina popular. Normalmente essa planta é preparada na forma de infusão de suas folhas e é usada como calmante, analgésico e para alívio de dores de estômago, abdominais e de cabeça. Além disso, seu uso também é feito para diminuir a febre, como antirreumático e diurético, bem como em distúrbios digestivos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Diferentemente de muitas plantas usadas como medicinais pela população, existem estudos que comprovam a eficácia do capim-santo como antiespasmódico, analgésico, anti-inflamatório, diurético, bactericida, antifúngico, anti-helmíntico e antimutagênico. Além de ser usado como planta medicinal, o capim-santo é usado na indústria para aromatizar alguns produtos, como sabonetes e detergentes, além de funcionar como repelente de insetos, uma vez que possui capacidade inseticida.

Apesar de o capim-santo possuir muitas vantagens, o médico sempre deve ser consultado quando algum sintoma desagradável surge.

DICAS: - Nunca ferva as folhas para fazer infusão de capim-santo. O ideal é ferver a água separadamente e, após a fervura, jogá-la sobre as folhas. Espere alguns minutos até que a água se core para que a infusão possa ser consumida.

- Além da tradicional infusão, experimente fazer um suco de limão com capim-santo. Para isso, basta triturar as folhas dessa planta com água no liquidificador e coar. Em seguida, basta adicionar limão, gelo e açúcar.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Fitoterápicos
Saiba mais acerca dos medicamentos fitoterápicos e a importância de comprá-los apenas em locais autorizados pela Vigilância Sanitária.
Lavando a dengue
Você sabia que existe um sabonete que espanta o mosquito-da-dengue? Confira!
Plantas medicinais
Saiba mais sobre as plantas medicinais e por que elas são altamente utilizadas pela população.
Riscos do uso de plantas medicinais
Descubra os riscos de se utilizar plantas medicinais clicando aqui!
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.