Whatsapp icon Whatsapp

Coquetel antiaids

O coquetel antiaids é um combinado de medicamentos que atua evitando que o vírus HIV reproduza-se e diminua a defesa do paciente.
O coquetel antiaids ajuda a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico
O coquetel antiaids ajuda a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico

O HIV é um vírus transmitido principalmente por via sexual e é responsável por provocar uma doença grave e sem cura: a Aids. Nem todo paciente portador de HIV tem Aids, uma vez que só dizemos que uma pessoa apresenta a doença quando os sintomas surgem, fato esse que pode demorar vários anos.

Com o aumento exagerado do número de vírus no corpo do paciente, é fundamental iniciar medidas de tratamento, pois a multiplicação viral enfraquece o sistema imunológico e o paciente pode desenvolver a Aids. Quando a contagem de linfócitos T CD4+ cai consideravelmente, faz-se necessário o uso dos coquetéis antiaids.

Os coquetéis antiaids, compostos por medicamentos antirretrovirais, surgiram na década de 1980 e evitam que o vírus se multiplique desordenadamente, impedindo que o sistema imunológico do paciente fique seriamente prejudicado. É importante frisar que os coquetéis não matam o vírus, mas garantem maior tempo de vida.

Quando surgiram, os medicamentos antiaids eram extremamente caros, o que aumentava consideravelmente o número de mortes por Aids. A partir de 1996, o Brasil iniciou a liberação gratuita dos medicamentos, facilitando assim o tratamento e aumentando o tempo de vida dos pacientes.

Até o momento existem 21 medicamentos diferentes para o tratamento da Aids, sendo esses divididos em cinco classes: inibidores nucleosídeos da transcriptase reversa, inibidores não nucleosídeos da transcriptase reversa, inibidores de protease, inibidores de fusão e inibidores da integrase. Apesar de agirem de formas diferentes, todos os medicamentos impedem a reprodução do vírus de alguma forma.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É importante frisar que, para garantir um melhor resultado, são combinados no mínimo três medicamentos para formar os coquetéis, e estes devem ser de pelo menos duas classes diferentes. A escolha do medicamento que fará parte do coquetel e sua dosagem variam de acordo com as condições do paciente no início do tratamento e podem mudar durante o processo.

Em razão da variedade de remédios, é comum o surgimento de efeitos colaterais, destacando-se diarreia, vômito, manchas pelo corpo, insônia e agitação. Além disso, o uso constante pode provocar problemas mais graves, acometendo os rins, fígado, ossos, e estômago, por exemplo.

Durante o tratamento com coquetéis antiaids, é fundamental não fazer uso de drogas e álcool. O uso dessas substâncias pode provocar interações graves, incluindo-se a possibilidade de morte. Alguns medicamentos também não podem ser usados concomitantemente com os coquetéis, principalmente antibióticos e antidepressivos. Percebe-se, portanto, que os pacientes que fazem uso desses produtos devem ser acompanhados por médicos e realizar a administração de maneira criteriosa.

Curiosidade: Em casos de abusos sexuais e profissionais de saúde que acidentalmente foram expostos ao vírus, o coquetel antiaids deve ser administrado como uma forma de prevenção.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids
Saiba mais sobre o Dia Mundial de Combate à Aids, uma data importante para a conscientização sobre a doença que é comemorada em dezembro desde 1988.
Aids
Você sabe o que é aids? Clique aqui e entenda o que é essa síndrome, o que é o HIV, como ele é transmitido e os tratamentos disponíveis nos dias atuais.
Teorias sobre as origens da AIDS
Conheça o processo que desencadeou a contaminação de humanos com o vírus HIV, dando origem a AIDS.
video icon
Professora ao lado do texto"“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?"
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.