Whatsapp icon Whatsapp

1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembleia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.

Leia também: 5 problemas de saúde que mais matam no mundo  

O que é Aids?

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico encontra-se bem debilitado.

A Aids é uma doença que não mata por si só. Por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a doenças oportunistas, como a pneumonia, que surgem no organismo nesse momento de fraqueza. Assim sendo, não se morre de Aids, morre-se das complicações geradas pelas doenças oportunistas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Breve histórico da Aids

Os primeiros casos de Aids foram descobertos nos Estados Unidos, Haiti e África Central em 1977 e 1978, mas só foram classificados como a síndrome em 1982, quando se compreendeu melhor a doença. No Brasil, o primeiro caso foi diagnosticado em São Paulo, em 1980. As formas de transmissão da doença começaram a ser entendidas em 1982.

Nessa época, o preconceito ainda era muito grande. A falta de conhecimento sobre a doença levou à adoção do nome doença dos 5H:

  • homossexuais,
  • hemofílicos,
  • haitianos,
  • heroinômanos (que usam heroína),
  • hookers (termo em inglês que se refere a prostitutas).

Somente em 1985 começou-se a falar em comportamentos de risco em substituição ao termo grupos de risco.

Em 1991, iniciou-se a compra de medicamentos antirretrovirais para distribuição gratuita e, em 1993, o Brasil começou a produção do coquetel que trata a Aids (AZT). Somente em 1996 foi criada uma lei sobre o direito do doente de receber o medicamento gratuitamente, o que impulsionou a melhora da qualidade de vida dos milhares de infectados. O Brasil avançou na luta contra a doença e, em 1999, já disponibilizava 15 diferentes medicamentos para tratar a Aids.

Veja também: HPV – grupo de vírus que infecta mucosas e a pele

Por que é importante ter um Dia Mundial de Luta contra a Aids?

A Aids, apesar de ser uma doença sem cura, não é mais considerada uma sentença de morte imediata.
A Aids, apesar de ser uma doença sem cura, não é mais considerada uma sentença de morte imediata.

A Aids, até o momento, é uma doença que não possui cura, portanto, é necessária uma proteção eficiente contra ela. Ao criar um Dia Mundial de Combate à Aids, o objetivo era chamar a atenção sobre esse problema, desde sua prevenção até seu tratamento, e acabar com o preconceito.

É importante mostrar para a população que não se contrai Aids com um simples aperto de mão ou abraço em um paciente. É importante mostrar também que uma pessoa com o vírus pode relacionar-se e trabalhar normalmente. Além disso, deve-se mostrar que, hoje, a Aids não é uma sentença de morte e que é possível, sim, viver bem com a doença. Porém, também devemos nos preocupar com sua transmissão, uma vez que é uma doença sem cura e que pode afetar a qualidade de vida de uma pessoa.

O dia 1º de dezembro serve, portanto, como um alerta sobre a Aids e como uma forma de repensarmos nossas atitudes com os portadores da doença. Não se trata de um dia exclusivo para informações de saúde, é um dia que também nos remete à compaixão e solidariedade.

CURIOSIDADE: O laço vermelho utilizado na luta contra a Aids foi criado em 1991 pela Visual Aids de New York, que queria fazer uma homenagem aos amigos com a doença. A cor vermelha remete ao sangue e à paixão.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

15 de maio — Dia Internacional da Família
Acesse o texto para saber mais detalhes sobre o Dia Internacional da Família, data comemorativa que acontece anualmente em 15 de maio.
25 de dezembro – Dia de Natal
Fique sabendo por que o dia de Natal é celebrado em 25 de dezembro e entenda como a tradição cristã assimilou elementos das culturas pagãs ao longo de sua história.
Mulher contaminada com o vírus da AIDS em estado terminal.
A AIDS na África
Uma doença que tem ameaçado um continente inteiro.
Aids
Você sabe o que é aids? Clique aqui e entenda o que é essa síndrome, o que é o HIV, como ele é transmitido e os tratamentos disponíveis nos dias atuais.
A camisinha continua sendo a melhor forma de impedir a AIDS.
Antiaids
Medicamentos e produtos antiaids, como o vírus da AIDS se multiplica no organismo, a ação de coquetéis antiaids no organismo, a ação do gel feminino antiaids no organismo, a importância da camisinha, como prevenir a AIDS.
O coquetel antiaids ajuda a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico
Coquetel antiaids
Saiba mais sobre o coquetel antiaids e descubra como ele age no organismo do paciente portador do HIV.
Pandemia
Você sabe o que é pandemia? Entenda a definição desse termo e conheça as principais pandemias da atualidade!
As origens de uma das mais preocupantes epidemias do mundo atual.
Teorias sobre as origens da AIDS
Conheça o processo que desencadeou a contaminação de humanos com o vírus HIV, dando origem a AIDS.
Mulher portadora do vírus HIV em fase terminal, África do Sul.
África do Sul e a Aids
África do Sul e a Aids, A epidemia pode comprometer o crescimento econômico da África do Sul, Quantos são os infectados na África do Sul, número de portadores do HIV na África do Sul.
video icon
Enem
Como fazer a inscrição no Enem 2021
Vai fazer o Enem 2021 neste ano e quer tirar todas as suas dúvidas sobre a forma de se inscrever no exame mais esperado do ano? Então se liga e confira o passo a passo! Veja um passo a passo de como fazer a sua inscrição no Enem 2021.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!