Estresse Durante a Gravidez

Gestantes são mais propensas ao estresse devido às preocupações próprias da gravidez.
Gestantes são mais propensas ao estresse devido às preocupações próprias da gravidez.

Todas as pessoas, independente de idade, estão suscetíveis ao estresse, os motivos são vários, as pressões do dia a dia, o trabalho excessivo, as preocupações, mas a gestante é bem mais propensa, pois além de todas as pressões, ela lida com as preocupações peculiares da gravidez, como: medo de malformação do feto, medo de aborto, do momento do parto.

Tem também o fator biológico, já nos primeiros dias de gestação, a produção dos hormônios estrógeno e progesterona é aumentada, essa alteração hormonal afeta a área do cérebro que comanda as emoções, daí a explicação das gestantes ficarem mais sensíveis, chorosas, irritadas e mais suscetível ao estresse nesse período.

O perigo consiste na reação quanto aos fatores estressores, e não nesses propriamente ditos, e cada mulher apresenta uma reação diferente. Existem as grávidas mais sensíveis, que cedem diante de qualquer pressão, e aquelas que encaram melhor as dificuldades.

A forma como a gestante se adapta frente às situações criadas pelos fatores de pressão é que vai proporcionar a ela condições de vivenciar o chamado “estresse bom”. O “estresse ruim” ocasiona desequilíbrio psicológico ou orgânico, esse, dependendo da intensidade e da resposta de cada mulher, pode provocar reações que prejudicam o bebê e até a própria mãe.

Os indícios de estresse durante a gravidez são semelhantes aqueles apresentados por qualquer outra pessoa e fáceis de serem confundidos com as alterações próprias da gravidez: irritação, sonolência, insônia. O diagnóstico baseia-se na intensidade, duração e combinação dos sintomas. Vale ressaltar que é importante a gestante listar tudo que sente ao médico responsável pelo pré-natal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Patrícia Lopes Dantas

Artigos Relacionados

Devemos ter atenção redobrada à alimentação durante a gravidez
Alimentação da Gestante
Entenda a importância dos cuidados com a alimentação da gestante e conheça algumas dicas para melhorar a saúde da grávida e do bebê.
Amamentação
Clique aqui e aprenda qual é a importância da amamentação tanto para mãe como para o bebê. Saiba também quais cuidados devem ser tomados durante a lactação.
Período semelhante à menopausa feminina.
Andropausa
Andropausa, o que é andropausa, sintomas da andropausa, período em que a andropausa ocorre, exames que devem ser feitos para diagnosticar a andropausa, tratamento para a andropausa.
Queimação que provoca grande incômodo.
Azia
Azia, o que é azia, características da azia, alimentos que contribuem para o aparecimento da azia, alimentos que amenizam a azia, o tratamento para a azia, sintomas da azia, como a azia acontece.
Dificuldade na leitura de letras.
Dislexia
Dislexia, o que é dislexia, características da dislexia, sinais da dislexia, terapias para disléxicos, a identificação da dislexia em crianças, o papel dos pais na formação dos filhos disléxicos.
A dor abdominal pode ser sintoma de diferentes quadros clínicos
Dor abdominal
Conheça algumas das causas da dor abdominal
Exercícios durante a gravidez são recomendados em gestações sem complicação
Exercícios físicos na gravidez
Entenda quando os exercícios na gravidez são recomendados e que sinais indicam que a atividade deve ser imediatamente interrompida.
A incontinência afeta as mulheres maduras e as mais novas
Incontinência urinária
Saiba o que é, como prevenir e tratar
Amamentar o bebê constantemente pode evitar o ingurgitamento mamário
Ingurgitamento mamário
Você já ouviu falar sobre ingurgitamento mamário? Clique aqui e saiba mais sobre o assunto.
Sensação de cansaço: um dos desconfortos decorrentes da baixa umidade relativa do ar.
Problemas decorrentes da baixa umidade do ar
Dicas para enfrentar o clima seco.
A drenagem linfática ajuda a expelir os líquidos acumulados.
Retenção de líquidos
Retenção de líquidos, o que é retenção de líquidos, como a retenção de líquidos se manifesta, o que provoca a retenção de líquidos, como amenizar a retenção de líquidos.
A síndrome provoca obesidade a longo prazo.
Síndrome da fome noturna
Síndrome da fome noturna, o que é síndrome da fome noturna, características da síndrome da fome noturna, o que ocorre com pessoas que possuem a síndrome da fome oculta.
video icon
Sociologia
Movimentos antiglobalização
Os movimentos antiglobalização realizam grandes protestos desde os anos 1990 até hoje. Veja o que são e muito mais nesta nova videoaula!

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Guia de Profissões
Publicidade e Propaganda
Que tal conhecer um pouco mais sobre as funções de um publicitário?
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Português
Preposições
Vamos aprender mais sobre essa classe conectiva de termos?