Poluição da água
A poluição da água é qualquer alteração da característica e da qualidade desse recurso natural. Esse impacto ambiental é resultante especialmente da ação humana por meio da alteração dos aspectos físicos, químicos e biológicos das fontes hídricas.
São causas da poluição da água as atividades agropecuárias, industriais, comerciais e domésticas. A poluição da água gera graves consequências para o meio ambiente e a saúde humana. Atualmente, há um conjunto de medidas que possibilitam a atenuação desse impacto ambiental assim como a recuperação dos corpos hídricos.
Leia também: Problemas ambientais urbanos
Resumo sobre poluição da água
-
A poluição da água é resultante da alteração das características físicas, químicas ou biológicas que implicam a perda da qualidade desse recurso.
-
Suas causas estão relacionadas especialmente ao desenvolvimento das atividades produtivas pelo ser humano.
-
São exemplos de tipos de poluição da água: poluição térmica, poluição química, poluição biológica e poluição sedimentar.
-
Suas consequências envolvem graves prejuízos ao meio ambiente terrestre e à saúde da população humana.
-
O correto tratamento dos rejeitos agropecuários, industriais, comerciais e domésticos é uma alternativa para atenuar a poluição da água.
-
A ampliação do saneamento básico é uma medida fundamental para diminuir os indicadores de poluição dos corpos hídricos.
O que é poluição da água?
A poluição da água é qualquer alteração das características físicas, químicas ou biológicas que impactam negativamente na qualidade dos corpos hídricos. Tradicionalmente, a poluição da água está relacionada à ação humana, e, por sua vez, gera graves prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. A poluição da água é um dos principais impactos ambientais registrados no globo.
Causas da poluição da água
A poluição da água tem como causa notável a ação humana, que, por meio do desenvolvimento de diferentes atividades produtivas, gera diversas alterações nas características físicas, químicas e biológicas dos corpos hídricos. São exemplos de atividades que causam a poluição da água:
-
atividades agropecuárias que utilizam agrotóxicos;
-
atividades mineradoras que exploram recursos hídricos;
-
atividades industriais que emitem poluentes líquidos e sólidos;
-
atividades domésticas que produzem poluentes líquidos e sólidos;
-
instalações humanas como cemitérios e aterros sanitários;
-
ausência de estruturas de saneamento básico.
Tipos de poluição da água
A tipologia da poluição da água envolve fatores antrópicos e naturais que compreendem um grande rol de elementos que provocam alterações na característica e na qualidade dos corpos hídricos. Os tipos de poluição da água são:
-
Poluição química da água: essa transformação, especialmente das características químicas da água, ocorre principalmente por meio do lançamento de materiais poluentes e/ou sem tratamento adequado nos cursos de água. A poluição química causa grandes prejuízos ambientais, como a mortandade de peixes. O derramamento de petróleo é um exemplo de poluição química da água.
-
Poluição térmica da água: ocorre por meio da queda e/ou do aumento brusco da temperatura da água. Ela é derivada do despejo inadequado de rejeitos, principalmente oriundos de plantas industriais. Esse tipo de poluição impacta negativamente nos aspectos químicos e físicos da água. A emissão indevida de água industrial quente é um exemplo de poluição térmica da água.
-
Poluição biológica da água: ocorre por meio do descarte irregular de resíduos, tanto em estado sólido quanto em estado líquido, provocando a transformação das características da água, impactando negativamente na sua qualidade e, ainda, possibilitando a proliferação de vírus e bactérias, por exemplo. A emissão de efluentes domésticos, como o esgoto, é um exemplo de poluição biológica da água.
-
Poluição sedimentar da água: tem como principal causa questões naturais, como processos de sedimentação e eutrofização. Nesse tipo de poluição hídrica, ocorre a suspensão de partículas nos corpos hídricos, prejudicando a infiltração da radiação e a disponibilidade do oxigênio na água. O derramamento de rejeitos de minérios em rios é um exemplo de poluição sedimentar da água.
Leia também: Impactos ambientais da mineração
Consequências da poluição da água
A poluição da água é um dos principais impactos ambientais registrados em todo o mundo. Ela impacta negativamente nas características desse recurso, provocando a perda da sua qualidade e da sua potabilidade. A poluição da água gera graves prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana. São exemplos de consequências da poluição da água:
-
perda da qualidade da água potável disponível em fontes diversas;
-
diminuição da biodiversidade local, especialmente animais e plantas aquáticas;
-
contaminação do nível freático e demais fontes de água diversas;
-
proliferação de doenças de vinculação hídrica, como hepatite, cólera e leptospirose;
-
acentuação do processo de eutrofização dos corpos hídricos.
Possíveis soluções para a poluição da água
A poluição da água é um dos principais problemas ambientais da atualidade. A solução desse cenário perpassa por ações públicas e privadas que envolvam, principalmente, a emissão correta de poluentes de origem sólida e líquida. Assim, mediante o tratamento de rejeitos, que podem ser de origem agropecuária, industrial, comercial ou doméstica, há a possibilidade de evitar o descarte indevido de fontes poluidoras nos recursos hídricos. Nesse contexto, são ações possíveis para a atenuação do problema ambiental de poluição da água:
-
ampliação dos sistemas de saneamento básico;
-
preservação da vegetação, com destaque para as matas ciliares;
-
descarte correto de resíduos sólidos, como o lixo doméstico e industrial;
-
reaproveitamento e reciclagem de água utilizada para diversos fins;
-
adoção de medidas de segurança hídrica em atividades como a mineração;
-
aplicação correta de agrotóxicos e demais químicos em atividades como a agropecuária.