Whatsapp icon Whatsapp

Poluição da água

A poluição hídrica, causada pela atuação indevida das práticas humanas, pode gerar impactos sobre as espécies e provocar a escassez desse recurso natural.
Exemplo de poluição da água com material poluente sendo derramado em corpo d’água.
A poluição da água é um grave problema ambiental.

A poluição da água é qualquer alteração da característica e da qualidade desse recurso natural. Esse impacto ambiental é resultante especialmente da ação humana por meio da alteração dos aspectos físicos, químicos e biológicos das fontes hídricas.

São causas da poluição da água as atividades agropecuárias, industriais, comerciais e domésticas. A poluição da água gera graves consequências para o meio ambiente e a saúde humana. Atualmente, há um conjunto de medidas que possibilitam a atenuação desse impacto ambiental assim como a recuperação dos corpos hídricos.

Leia também: Problemas ambientais urbanos

Resumo sobre poluição da água

  • A poluição da água é resultante da alteração das características físicas, químicas ou biológicas que implicam a perda da qualidade desse recurso.

  • Suas causas estão relacionadas especialmente ao desenvolvimento das atividades produtivas pelo ser humano.

  • São exemplos de tipos de poluição da água: poluição térmica, poluição química, poluição biológica e poluição sedimentar.

  • Suas consequências envolvem graves prejuízos ao meio ambiente terrestre e à saúde da população humana.

  • O correto tratamento dos rejeitos agropecuários, industriais, comerciais e domésticos é uma alternativa para atenuar a poluição da água.

  • A ampliação do saneamento básico é uma medida fundamental para diminuir os indicadores de poluição dos corpos hídricos.

O que é poluição da água?

A poluição da água é qualquer alteração das características físicas, químicas ou biológicas que impactam negativamente na qualidade dos corpos hídricos. Tradicionalmente, a poluição da água está relacionada à ação humana, e, por sua vez, gera graves prejuízos ao meio ambiente e à saúde da população. A poluição da água é um dos principais impactos ambientais registrados no globo.

Causas da poluição da água

A poluição da água tem como causa notável a ação humana, que, por meio do desenvolvimento de diferentes atividades produtivas, gera diversas alterações nas características físicas, químicas e biológicas dos corpos hídricos. São exemplos de atividades que causam a poluição da água:

  • atividades agropecuárias que utilizam agrotóxicos;

  • atividades mineradoras que exploram recursos hídricos;

  • atividades industriais que emitem poluentes líquidos e sólidos;

  • atividades domésticas que produzem poluentes líquidos e sólidos;

  • instalações humanas como cemitérios e aterros sanitários;

  • ausência de estruturas de saneamento básico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tipos de poluição da água

A tipologia da poluição da água envolve fatores antrópicos e naturais que compreendem um grande rol de elementos que provocam alterações na característica e na qualidade dos corpos hídricos. Os tipos de poluição da água são:

  • Poluição química da água: essa transformação, especialmente das características químicas da água, ocorre principalmente por meio do lançamento de materiais poluentes e/ou sem tratamento adequado nos cursos de água. A poluição química causa grandes prejuízos ambientais, como a mortandade de peixes. O derramamento de petróleo é um exemplo de poluição química da água.

Presença de petróleo em corpo hídrico, um exemplo de poluição da água.
A extração de petróleo gera grandes riscos de poluição hídrica.
  • Poluição térmica da água: ocorre por meio da queda e/ou do aumento brusco da temperatura da água. Ela é derivada do despejo inadequado de rejeitos, principalmente oriundos de plantas industriais. Esse tipo de poluição impacta negativamente nos aspectos químicos e físicos da água. A emissão indevida de água industrial quente é um exemplo de poluição térmica da água.

  • Poluição biológica da água: ocorre por meio do descarte irregular de resíduos, tanto em estado sólido quanto em estado líquido, provocando a transformação das características da água, impactando negativamente na sua qualidade e, ainda, possibilitando a proliferação de vírus e bactérias, por exemplo. A emissão de efluentes domésticos, como o esgoto, é um exemplo de poluição biológica da água.

Esgoto sendo derramado em corpo hídrico, um exemplo de poluição da água.
O esgoto doméstico é uma das principais causas de poluição dos rios urbanos.
  • Poluição sedimentar da água: tem como principal causa questões naturais, como processos de sedimentação e eutrofização. Nesse tipo de poluição hídrica, ocorre a suspensão de partículas nos corpos hídricos, prejudicando a infiltração da radiação e a disponibilidade do oxigênio na água. O derramamento de rejeitos de minérios em rios é um exemplo de poluição sedimentar da água.

Leia também: Impactos ambientais da mineração

Consequências da poluição da água

A poluição da água é um dos principais impactos ambientais registrados em todo o mundo. Ela impacta negativamente nas características desse recurso, provocando a perda da sua qualidade e da sua potabilidade. A poluição da água gera graves prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana. São exemplos de consequências da poluição da água:

  • perda da qualidade da água potável disponível em fontes diversas;

  • diminuição da biodiversidade local, especialmente animais e plantas aquáticas;

  • contaminação do nível freático e demais fontes de água diversas;

  • proliferação de doenças de vinculação hídrica, como hepatite, cólera e leptospirose;

  • acentuação do processo de eutrofização dos corpos hídricos.

Possíveis soluções para a poluição da água

A poluição da água é um dos principais problemas ambientais da atualidade. A solução desse cenário perpassa por ações públicas e privadas que envolvam, principalmente, a emissão correta de poluentes de origem sólida e líquida. Assim, mediante o tratamento de rejeitos, que podem ser de origem agropecuária, industrial, comercial ou doméstica, há a possibilidade de evitar o descarte indevido de fontes poluidoras nos recursos hídricos. Nesse contexto, são ações possíveis para a atenuação do problema ambiental de poluição da água:

  • ampliação dos sistemas de saneamento básico;

  • preservação da vegetação, com destaque para as matas ciliares;

  • descarte correto de resíduos sólidos, como o lixo doméstico e industrial;

  • reaproveitamento e reciclagem de água utilizada para diversos fins;

  • adoção de medidas de segurança hídrica em atividades como a mineração;

  • aplicação correta de agrotóxicos e demais químicos em atividades como a agropecuária.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

Agricultura familiar
Clique aqui, saiba quais são as principais características da agricultura familiar e entenda o funcionamento e a importância dessa prática de produção agrícola.
Canal de Suez
Conheça a história do Canal de Suez e entenda a sua importância política e econômica. Veja também por que ele é o principal canal marítimo artificial do mundo.
Impactos ambientais
Saiba o que são impactos ambientais e conheça suas causas e consequências. Veja os principais impactos ambientais registrados no Brasil e no mundo.
Poluição
Você sabe o que é poluição? Clique aqui, entenda esse conceito, conheça os tipos de poluição existentes e medidas simples para evitá-la.
Poluição Sonora e Visual
O que é Poluição sonora e visual, Onde a Poluição sonora e visual é mais evidente, Quais são os principais agentes de emissão da Poluição sonora e visual, Quais os problemas provocados pela Poluição sonora e visual.
Poluição do ar
Descubra o que é poluição do ar e os riscos que ela pode causar à saúde.
Poluição do solo
A ação do homem no meio ambiente vem provocando diversos desequilíbrios, como a poluição dos solos. Confira!
Problemas ambientais brasileiros
Conheça os principais problemas ambientais brasileiros e descubra quais as consequências dessas práticas para os ecossistemas e os seres humanos.
Tipos de poluição
Veja quais são os principais tipos de poluição, bem como as principais características da manifestação desse problema socioambiental.
video icon
Texto" Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.