Whatsapp icon Whatsapp

Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?

A infecção urinária afeta mais as mulheres por que a anatomia feminina proporciona uma maior proximidade da uretra em relação ao ânus e à vagina.
A infecção urinária acomete muito mais mulheres do que homens.
A infecção urinária acomete muito mais mulheres do que homens.

A infecção urinária é um problema grave que causa dor e ardência ao urinar. Acomete mais as mulheres e é causada, normalmente, por bactérias que invadem o trato urinário. Entenda a seguir o que é a infecção urinária e por que ela ocorre mais em pessoas do sexo feminino.

→ O que é uma infecção urinária?

As infecções urinárias são causadas pela presença de micro-organismos nas vias urinárias. Inicialmente, esses organismos podem colonizar a uretra e subir em direção à bexiga e rins. Quando ocorre a colonização da bexiga, a infecção é denominada de cistite; quando atinge o rim, é chamada de pielonefrite.

Os principais causadores de infecção urinária são as bactérias, em especial as enterobactérias, tais como a Escherichia coli. Estima-se que essa bactéria seja responsável por mais de 85% das infecções urinárias que atingem as pessoas.

A infecção urinária pode ser sintomática ou assintomática. Entre as principais manifestações clínicas que um paciente pode apresentar, estão a urgência miccional, dor ao urinar, maior eliminação de urina durante a noite (nictúria), micção muito frequente e dor lombar. É possível observar ainda febre, urina turva e, algumas vezes, avermelhada em razão da presença de sangue.

→ Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?

A infecção urinária acomete mais as mulheres em virtude, principalmente, da anatomia feminina. Na mulher, o ânus e a vagina estão muito próximos da entrada da uretra, o que favorece a migração de bactérias. Em razão dessa proximidade, é essencial a higiene desses locais. Além disso, a uretra feminina é muito pequena, o que favorece a ascensão das bactérias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vale destacar que, além da condição anatômica, outros fatores aumentam os riscos de infecção urinária em mulheres. De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia e a Sociedade Brasileira de Urologia, outros elementos que contribuem para esse quadro são o uso de geleias espermicidas, ato sexual, gestação, diabetes (apenas em mulheres), obesidade e higiene deficiente.

Para evitar a migração de bactérias, algumas medidas podem ser adotadas. Ao ir ao banheiro, por exemplo, é importante limpar as fezes no sentido da uretra para o ânus, o que pode evitar o contato de bactérias presentes no intestino com o trato urinário. Além disso, a mulher pode, sempre que possível, limpar a região anal com o chuveirinho.

Muitas mulheres são adeptas do uso de sabonetes íntimos para limpar a região genital. Entretanto, apesar de muito eficientes, é necessário que o uso seja feito de maneira adequada. Os sabonetes íntimos, se usados exageradamente, podem matar bactérias importantes para a vagina. Além disso, assim como no momento da limpeza após a ida ao banheiro, na hora do banho, deve-se evitar que material da região anal chegue ao trato urinário.

Outra dica importante para evitar infecções é urinar após as relações sexuais, pois isso evita que bactérias entrem no canal da uretra. Isso é importante porque, durante uma relação sexual, várias bactérias podem contaminar a região pélvica e causar infecções urinárias.

Atenção: Ao sentir dor e ardência ao urinar ou perceber alterações na cor da urina, procure imediatamente um médico.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Imagem de uma <i>Escherichia coli</i>  em microscopia eletrônica de varredura. Escala: 500nm.
Escherichia coli
Informe-se sobre a Escherichia coli, bactéria que pode causar problemas de saúde nos humanos!
Cistite: infecção comum nas mulheres
Cistite
Entenda o que é cistite, infecção tão comum em mulheres, suas causas e prevenção
A incontinência afeta as mulheres maduras e as mais novas
Incontinência urinária
Saiba o que é, como prevenir e tratar
Vírus, bactérias e outros agentes podem causar infecções.
Infecção
Você sabe o que é infecção? Clique aqui e descubra o significado desse termo. Além disso, compreenda o que são doenças infecciosas e conheça exemplos.
Algumas infecções são responsáveis por desencadear resposta inflamatória sistêmica.
Infecção generalizada (sepse)
Conheça mais sobre a sepse, uma condição que se destaca por ser a principal causa de morte nas UTIs. Saiba sobre seu tratamento e sua ocorrência em bebês.
Rins
Conheça mais sobre os rins! Neste texto falaremos a respeito da estrutura desses órgãos, como manter a saúde renal, e conheceremos alguns problemas renais.
O sistema urinário, ou excretor, é responsável pela produção da urina
Sistema excretor
Aprenda um pouco mais sobre os componentes do sistema excretor e compreenda algumas de suas características básicas.
Uretra
Saiba mais sobre a uretra e sua função, entenda a diferença entre a uretra masculina e feminina e veja o que é uretrite.
video icon
Sociologia
Regimes políticos
Quais são os principais regimes políticos existentes? Quais são exemplos práticos deles? Veja isso e muito mais nesta videoaula sobre regimes políticos.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Sigmund Freud
Filosofia
Sigmund Freud
Nessa videoaula você conhecerá mais sobre a vida e estudos do "pai" da psicanálise.
video icon
Thumb Brasil Escola
Literatura
Realismo fantástico
Trazemos uma análise sobre realismo fantástico. Assista já!
video icon
Thumb Brasil Escola
Química
Funções orgânicas
Tire um tempo para entender melhor o que são as amidas.