Whatsapp icon Whatsapp

Pielonefrite

A pielonefrite é uma infecção que acomete os rins, causando sintomas como dor lombar, calafrios e febre alta. Geralmente, a infecção é desencadeada por bactérias.
Ilustração dos órgãos do trato urinário no corpo humano e bactérias nos rins, causa da pielonefrite.
A pielonefrite pode ser causada por bactérias, sendo tratada, nesses casos, com auxílio de antibiótico.

Pielonefrite pode ser definida como uma infecção que acomete os rins. Geralmente, essa infecção é causada por bactérias, porém outros agentes podem estar envolvidos nessa condição. Dentre os agentes causadores da pielonefrite destaca-se a Escherichia coli, uma bactéria que é colonizadora da nossa região intestinal. A pielonefrite ocorre, geralmente, após uma cistite e apresenta como sintomas típicos a febre alta, calafrios e dor lombar.

O diagnóstico envolve a análise dos sintomas do paciente, bem como a realização de exames laboratoriais e de imagem. O tratamento dependerá do agente causador e deverá ser feito imediatamente após o diagnóstico, uma vez que a pielonefrite pode desencadear problemas como insuficiência renal e sepse.

Leia também: Salmonella — bactéria que pode contaminar a água e alimentos comuns, como o ovo

Resumo sobre pielonefrite

  • Pielonefrite é uma infecção que acomete os rins, ou seja, que afeta o trato urinário superior.

  • Na maioria dos casos, a pielonefrite apresenta como causa bactérias.

  • Na cistite, os principais sintomas são dor ao urinar, aumento da vontade de urinar, urgência para urinar e dor na parte inferior do abdome. Na pielonefrite, por sua vez, observa-se a ocorrência de febre alta, calafrios e dor lombar.

  • Geralmente, a pielonefrite ocorre após um quadro de cistite.

  • O diagnóstico inclui a análise dos sintomas apresentados pelo paciente e a realização de exames complementares.

  • O tratamento está diretamente relacionado com o agente causador do problema e o quadro apresentado pelo paciente.

O que é pielonefrite?

A pielonefrite é uma infecção que acomete os rins, a qual pode ser aguda ou crônica. Essa infecção, também conhecida como infecção urinária alta, acomete a pelve e o córtex renal, podendo desencadear problemas graves como insuficiência renal crônica, sepse e até mesmo a morte.

Essa infecção pode ser classificada como complicada e não complicada. A chamada pielonefrite complicada é aquela que acontece em indivíduos que apresentam problemas funcionais ou anatômicos nas vias urinárias. A chamada pielonefrite não complicada, por sua vez, é aquela em que o paciente não possui doenças associadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Causas da pielonefrite

A pielonefrite pode ser causada por diferentes agentes, em especial bactérias, sendo o principal agente etiológico a Escherichia coli, colonizadora da região intestinal. A pielonefrite pode ocorrer pelas seguintes vias:

  • Hematogênica: nesses casos, o agente causador da pielonefrite chega até os rins através da corrente sanguínea. Trata-se de uma via mais rara.

  • Ascendente: na via ascendente, o agente causador da infecção ascende através do trato urinário inferior.

Veja também: Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?

Quais são os sintomas da pielonefrite?

Mulher com a mão no lado direito das costas, com uma ilustração dos rins ao centro, representação gráfica da pielonefrite.
A dor lombar é um dos sintomas da pielonefrite.

Tanto a pielonefrite quanto a cistite são infecções do trato urinário. Entretanto, quando o trato urinário baixo é acometido é chamada de cistite, e quando trato urinário superior é afetado é chamada de pielonefrite. Por atingir regiões distintas, os sintomas também apresentam-se de formas diferentes e podem ajudar a diferenciar essas duas situações.

Quando falamos em cistite, os sintomas mais comuns são dor ao urinar, aumento da vontade de urinar, urgência para urinar e dor na parte inferior do abdome. Na pielonefrite, que ocorre, geralmente, depois de uma cistite, observa-se a ocorrência de febre alta, calafrios e dor lombar.

Como diagnosticar a pielonefrite?

O diagnóstico da pielonefrite é feito por meio do exame clínico em associação com a realização de exames complementares. Dentre os exames usados no diagnóstico da pielonefrite podemos citar a urina rotina, urocultura, antibiograma, hemocultura e exames de imagem, tais como ultrassonografia, tomografia e ressonância magnética. É importante destacar que a realização da hemocultura é importante nesses casos para diagnosticar complicações como a sepse.

Qual o tratamento da pielonefrite?

O tratamento da pielonefrite está relacionado diretamente com o agente infeccioso que está causando a doença, bem como as condições de saúde do paciente. O tratamento será, portanto, individualizado.

Para evitar complicações, o tratamento adequado da pielonefrite é fundamental. Bactérias presentes nos rins são capazes de alcançar rapidamente a corrente sanguínea, comprometendo o funcionamento de várias estruturas e levando o indivíduo, por exemplo, à falência de múltiplos órgãos, o que reforça a importância do tratamento imediato.

É importante também que o paciente se comprometa a realizar todo o tratamento, sempre seguindo as recomendações médicas. Os tratamentos mal-executados favorecem o desenvolvimento de bactérias resistentes aos antibióticos, o que compromete a resolução dessas infecções.

Saiba mais: Qual a quantidade de água que devemos ingerir diariamente?

Como prevenir a pielonefrite?

Veja a seguir algumas dicas simples que podem prevenir o desenvolvimento de pielonefrite:

  • sempre beber muito líquido, de preferência água;

  • não segurar a urina;

  • realizar a higiene pessoal adequadamente;

  • urinar e fazer a higiene pessoal após uma relação sexual;

  • procurar um médico sempre que sintomas de infecção urinária surgirem. 

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Bactérias
Amplie seus conhecimentos sobre as bactérias, organismos unicelulares que podem ser encontrados em colônias!
Cistite
Entenda o que é cistite, infecção tão comum em mulheres, suas causas e prevenção
Infecção
Você sabe o que é infecção? Clique aqui e descubra o significado desse termo. Além disso, compreenda o que são doenças infecciosas e conheça exemplos.
Infecção generalizada (sepse)
Conheça mais sobre a sepse, uma condição que se destaca por ser a principal causa de morte nas UTIs. Saiba sobre seu tratamento e sua ocorrência em bebês.
Por que a infecção urinária afeta mais as mulheres?
Leia este texto e entenda por que a infecção urinária afeta mais mulheres do que homens!
Rins
Conheça mais sobre os rins! Neste texto falaremos a respeito da estrutura desses órgãos, como manter a saúde renal, e conheceremos alguns problemas renais.
video icon
Professor ao lado do escrito "Qual a diferença entre discurso e texto?".
Português
Qual a diferença entre discurso e texto?
Todo texto é um discurso. Mas e o contrário? Todo discurso é um texto? Nesta aula vamos acabar de vez com essa confusão e deixar bem claro quem é quem no universo textual.