Ronco

O ronco é a vibração dos tecidos da garganta quando o ar passa, principalmente ao inspirarmos.

Entre indivíduos de até 40 anos de idade, há maior incidência de homens roncadores do que de mulheres. Após esta idade, o número de mulheres aumenta de forma considerável. Acredita-se que este fato tem alguma relação com a menopausa.

A faringe é uma estrutura desprovida de esqueleto ósseo e, por tal motivo, é flácida e maleável. Quando esta possui calibre menor do que deveria ter, ou quando o indivíduo possui amídala reduzida, há grandes chances de este evento ocorrer. Adenóides de tamanho grande; tumores; desvios do septo; pólipos nasais; anatomia da face; rinites alérgicas; uso do álcool, uma vez que este relaxa a musculatura da faringe; obesidade; refluxo; tabagismo e dormir de barriga para cima são outros fatores que podem estar relacionados.

Estes ruídos noturnos podem ser considerados um assunto sério quando são capazes de incomodar as outras pessoas e, mais ainda, quando ocorrem interrupções na respiração: a apneia. Ela consiste em paradas respiratórias de pelo menos dez segundos provocada pelo fechamento da faringe. Assim, este evento reduz a concentração de hidrogênio no sangue e pode causar, a longo prazo, sobrecarga dos pulmões e coração. O indivíduo, geralmente, se sente cansado e irritado durante o dia, visto que o roncador desperta em diversos momentos, durante seu sono.

O tratamento para ronco e apneia é, em diversos casos, feito com equipe multidisciplinar, a fim de resolver a causa destes ruídos.

O uso de aparelhos orais ou cirurgias podem ser necessários. Algumas vezes, o simples fato de mudar a posição do corpo ao dormir e abolir álcool e alimentos mais pesados durante a noite resolvem o problema. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia




Dormir de barriga para cima propicia o ronco
Dormir de barriga para cima propicia o ronco
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Assuntos relacionados
Capacidade de concentração pode ser influenciada por vários fatores
Dificuldade de Concentração
Concentrar significa orientar os esforços mentais para uma determinada atividade. Clique e veja por que algumas pessoas têm dificuldade de concentração.
Ataque súbito de sono é um dos sintomas da narcolepsia.
Narcolepsia
Distúrbio do sono que pode provocar constrangimentos e colocar a pessoa em situações de perigo.
A Apnéia do Sono consiste no bloqueio do fluxo de ar durante o sono.
Apnéia do Sono
Apnéia do Sono, o que é Apnéia do Sono, sintomas da Apnéia do Sono, diagnóstico da Apnéia do Sono, tratamento da Apnéia do Sono, doenças, distúrbios, problemas de saúde.
Os congestionamentos são bem comuns nas grandes cidades.
Perigos do trânsito para a saúde
Perigos do trânsito para a saúde, trânsito, congestionamento, saúde, poluição, dicas, problemas de saúde, tráfego intenso, hora do rush, grandes cidades.
Corantes comestíveis normalmente provocam intolerância alimentar.
Intolerância alimentar
Intolerância alimentar, o que é intolerância alimentar, a diferença entre alergia alimentar e intolerância alimentar, como ocorre a intolerância alimentar, como conviver com a intolerância alimentar.
Prevenção para toda a vida, por meio de um pouquinho de sangue.
Teste do Pezinho
Teste do pezinho, Exame, Recém nascidos, Nascimento, Análise do sangue, Doenças metabólicas, Doenças infecciosas, Desenvolvimento físico e mental, Seqüelas irreversíveis, Fibrose Cística, Hemoglobinopatias, Anemia Falciforme, Hipotiroidismo Congênito, Fenilcetonúria, Infecção Congênita pelo HIV, Triagem neonatal.
Sensação de cansaço: um dos desconfortos decorrentes da baixa umidade relativa do ar.
Problemas decorrentes da baixa umidade do ar
Dicas para enfrentar o clima seco.