Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Sexualidade
  3. Anorgasmia

Anorgasmia

A anorgasmia é definida como uma inibição recorrente ou persistente do orgasmo feminino, seguido de suficiente estimulação sexual e excitação e que ocasiona angústia pessoal.

Orgasmo é um reflexo biológico inato a todo ser humano, que ocorre diante da estimulação sexual e da excitação suficiente.

A anorgasmia pode ser primária, quando a mulher nunca experimentou orgasmo na vida, secundária, quando já apresentou orgasmo e passa a não tê-los e situacional quando acontece em determinadas situações.

A mulher que apresenta anorgasmia vivencia as outras fases do ato sexual, como o desejo e a excitação, porém sente um bloqueio no momento do orgasmo.

Os fatores que ocasionam a falta de orgasmo podem ser orgânicos e psicológicos, ou ambos. Como as mulheres reagem de forma diferente dos homens aos estímulos, elas precisam se sentir segura, desejada e bonita.

As causas orgânicas podem estar relacionadas com tireóide, cardiopatias, obesidade, diabetes e depressão, trauma na medula espinhal, lesões dos nervos da região pélvica e da genitália externa, lesões dos vasos da região pélvica e da genitália externa.

Algumas substâncias químicas como: narcóticos, álcool e benzodiazepínicos podem causar anorgasmia secundária.

Alguns bloqueios emocionais que causam anorgasmia podem estar ligados à educação recebida na infância, experiências traumáticas anteriores, vivência de violência sexual, dificuldade de concentrar durante a relação sexual.

O tratamento é realizado através de terapia sexual, onde a dificuldade emocional ou psicológica existente pode ser trabalhada.
Anorgasmia: inibição recorrente ou persistente do orgasmo.
Anorgasmia: inibição recorrente ou persistente do orgasmo.
Publicado por: Eliene
Assuntos relacionados
Casal praticando sexo seguro
Sexo Seguro
Sexo Seguro, o que é Sexo Seguro, como proceder no ato sexual para se proteger, como usar a camisinha, o que é camisinha.
Ciclo menstrual
Você sabe o que é ciclo menstrual? Clique aqui, entenda o que é o ciclo menstrual e conheça melhor as fases que o compõem: folicular, lútea e menstrual.
A pílula anticoncepcional previne a gravidez, porém não evita DST
Pílula anticoncepcional
Compreenda como funciona a pílula anticoncepcional, seus efeitos colaterais e seus tipos.
Os adolescentes estão tendo relações sexuais cada vez mais cedo
Primeira Relação
Clique e confira quais as principais características e recomendações para a primeira relação sexual.
Puberdade
Clique aqui e saiba mais sobre a puberdade: quando ela começa, quando termina, o que é puberdade precoce e as modificações que ocorrem no corpo nesse processo.
Muitos homens não procuram auxilio médico, porque têm vergonha do problema
Disfunção Erétil
Clique e saiba o que é e o que causa a Disfunção Erétil.
Medo impede que muitas vítimas de abuso sexual denunciem seus agressores
Abuso sexual
Saiba quais os tipos de violência fazem parte do abuso sexual e como denunciar essas práticas que ferem a dignidade das vítimas.
Na menstruação, há a eliminação de sangue e partes do endométrio
Menstruação
Entenda o que é a menstruação e descubra por que ocorre esse processo natural e quais os principais distúrbios menstruais que afetam as mulheres.
A pílula do dia seguinte não pode ser tomada com frequência
Pílula do dia seguinte, uma contracepção de emergência
Entenda o que é a pílula do dia seguinte e os motivos pelos quais ela não deve ser usada frequentemente como um método contraceptivo.