Igreja Católica

A Igreja Católica é uma instituição religiosa que se estabeleceu no século I, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo. Essa instituição religiosa forma uma das maiores igrejas do planeta, sendo uma das grandes vertentes do cristianismo. A Igreja Católica está sediada no Vaticano, e seu grande líder espiritual é o papa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Igreja Católica segue dogmas como a Trindade, a crença na ressurreição de Jesus Cristo, a vida eterna, entre outros. Além disso, possui diversos rituais, como o batismo, a eucaristia, a reconciliação, entre outros. A Igreja Católica está espalhada por todos os continentes, realizando trabalho missionário, mas também trabalho humanitário.

Leia também: O que é a Igreja Ortodoxa?

Resumo sobre a Igreja Católica

  • A Igreja Católica é uma instituição religiosa que surgiu no século I.
  • A Igreja Católica acredita em dogmas como a Trindade, a ressurreição de Jesus Cristo, etc.
  • A Igreja Católica possui diversos rituais: batismo, eucaristia, crisma, reconciliação, unção dos enfermos, ordem sacerdotal e matrimônio.
  • A Igreja Católica chegou ao Brasil no século XV, sendo trazida pelos portugueses. Atualmente, é uma das maiores igrejas do Brasil.

Em que a Igreja Católica acredita?

A Igreja Católica é uma instituição religiosa cristã, uma vez que baseia os seus princípios e crenças na mensagem trazida por Jesus Cristo, entendido como o filho de Deus. Para a Igreja Católica, sua missão é levar os ensinamentos de Jesus Cristo, compartilhando esses ensinamentos com ações de bondade, de amor, de caridade etc.

A visão de mundo e as crenças que estão presentes na Igreja Católica são ensinadas para os fiéis por meio das homílias e das catequeses. Entre os pontos centrais da crença religiosa da Igreja Católica, estão:

  • Crença em Jesus Cristo: Jesus Cristo, filho de Deus, é visto de uma maneira sagrada, sendo considerada o salvador da humanidade, pois se sacrificou para que os pecados da humanidade fossem perdoados.
  • Ressurreição de Jesus: a Igreja Católica acredita no sacrifício de Jesus na cruz do calvário, acredita em sua morte e acredita que, após três dias, ele ressuscitou. Essa crença é um elemento central da teologia católica, pois evidencia a divindade de Jesus.
  • Bíblia como livro sagrado: para a Igreja Católica, a Bíblia é um livro sagrado, tendo sido escrito por homens sob inspiração divina. Esse livro contém os ensinamentos que devem guiar a fé e conduta dos cristãos.
  • Trindade: dogma que defende que Deus é um e três ao mesmo tempo: Pai, Filho (Jesus) e Espírito Santo.

Outros dogmas importantes da crença da Igreja Católica são: a crença na Virgem Maria e na vida eterna, a eternidade de Deus, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que a Igreja Católica defende?

A Igreja Católica entende-se como a depositária da revelação de Deus e entende que é seu o papel de levar a mensagem de Cristo para todos os cantos do planeta. Além disso, a Igreja Católica entende a importância de seu papel enquanto instituição religiosa, sendo defensora do trabalho humanitário para dar dignidade aos pobres e aos necessitados.

As ações sociais e humanitárias da Igreja Católica são parte da defesa que a igreja faz da importância da justiça social. Os valores da Igreja Católica determinam que essa defesa pela justiça social estende-se para todos os ambientes de nossa sociedade, posicionando-se diretamente contra a concentração de renda, por exemplo.

A Igreja Católica é, além disso, defensora da paz e de ações que estabeleçam e fortaleçam uma cultura de paz, é crítica do consumismo e da exploração predatória dos recursos da natureza. De um ponto de vista moral, a Igreja Católica defende que as pessoas pratiquem a castidade até o momento do casamento, sendo considerado o momento apropriado para que as pessoas iniciem sua vida sexual.

Ainda em questões morais, a Igreja Católica opõe-se à eutanásia, ao aborto, ao uso de métodos contraceptivos etc.

Quais são os tipos de Igreja Católica?

A Igreja Católica entende-se enquanto uma instituição una, mas existem diferenças culturais nos ritos praticados no interior da Igreja Católica. Assim, entre os diferentes tipos de Igreja Católica, estão:

  • Igreja Católica Apostólica Romana (rito latino);
  • Igreja Católica Copta (rito oriental);
  • Igreja Católica Etíope (rito oriental);
  • Igreja Católica Bizantina da Croácia e Sérvia (rito oriental);
  • Igreja Católica Armênia (rito oriental);
  • Igreja Católica Siríaca (rito oriental).

Confira também: Catolicismo — detalhes sobre a a maior denominação cristã do mundo e do Brasil

Rituais da Igreja Católica

Ilustração dos rituais (sacramentos) da Igreja Católica.
Rituais da Igreja Católica. (Créditos: Gabriel Franco | Mundo Educação)

Assim como outras religiões, a Igreja Católica é marcada pela existência de diversos rituais que são partes importantes da demonstração de fé dentro dessa religião. Os sacramentos são o grande exemplo de rituais que são praticados no interior do catolicismo. Vejamos:

  • Batismo: considerado como o primeiro sacramento e aquele que marca o início da trajetória do indivíduo na fé cristã.
  • Eucaristia: momento da celebração da ceia de Jesus. Os católicos creem que nesse momento os elementos são transubstanciados no sangue e no corpo de Cristo.
  • Crisma: os católicos entendem que a crisma é o momento em que a fé do fiel é fortalecida pelo Espírito Santo.
  • Reconciliação: ritual em que o fiel vai diante de um sacerdote para confessar os seus pecados, buscando perdão e reconciliação com Deus. Depois de se confessar, o fiel realiza uma penitência.
  • Unção dos enfermos: sacramento no qual um sacerdote rege e unge uma pessoa enferma para reforçar sua fé e rogar pelo perdão de seus pecados.
  • Ordem sacerdotal: sacramento que dá a autoridade para o clero católico, estabelecendo em três níveis: diaconato, presbiterato e episcopado.
  • Matrimônio: ritual que marca a união sagrada entre homem e mulher. A Igreja Católica santifica um matrimônio, abençoando-o com indissolubilidade e fidelidade.

Igreja Católica no Brasil

Pintura retratando a primeira missa realizada no Brasil, evidenciando a importância da Igreja Católica no brasil.
Primeira missa realizada no Brasil, dias após a chegada dos portugueses ao nosso território.

O catolicismo chegou ao Brasil em 1500, juntamente dos portugueses que faziam parte da expedição de Pedro Álvares Cabral, que avistou terras brasileiras em 22 de abril de 1500. Ainda nessa expedição, dias depois, os portugueses realizaram a primeira missa em solo brasileiro, demonstrando sua intenção de estabelecer a fé católica aqui.

Em 1503, foi construída em Porto Seguro a primeira igreja católica do Brasil. Décadas depois, em 1548, os portugueses enviaram os primeiros padres jesuítas, com o objetivo de difundir o catolicismo pelo Brasil, especialmente entre os indígenas.

Atualmente, uma das grandes instituições católicas no Brasil é a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Igreja Católica no mundo

Praça de São Pedro, no Vaticano, a sede da Igreja Católica. [imagem_principal]
Praça de São Pedro, no Vaticano, a sede da Igreja Católica.

A Igreja Católica está presente em diversos cantos do planeta, sendo uma das maiores instituições religiosas da Terra. Sua sede localiza-se no Vaticano, cidade que forma o Estado do Vaticano, um Estado conduzido pela própria Igreja Católica. A expansão da Igreja Católica pelo planeta deu-se por meio de ações missionárias.

Além disso, a Igreja Católica possui um extenso trabalho humanitário que é realizado nos diversos continentes. Alguns dos países com grande número de fiéis do catolicismo, além do Brasil, são México, Itália, Filipinas, Polônia, Timor Leste, Paraguai, Croácia, Portugal, República Democrática do Congo, entre outros.

Qual a influência da Igreja Católica?

A Igreja Católica é uma instituição religiosa que historicamente teve grande influência, primeiramente religiosa, mas também política, econômica e cultural. No aspecto religioso, a influência da Igreja Católica é evidente, uma vez que o catolicismo é uma das religiões mais difundidas no planeta. Além disso, muitas festas que fazem parte, sobretudo, da cultura ocidental são oriundas de costumes estabelecidos pela Igreja Católica.

Culturalmente, porque a Igreja Católica influenciou fortemente as artes, havendo muitos temas religiosos em obras de artes famosas, tais como em pinturas, em esculturas, na música, na literatura, entre outras áreas.

Historicamente, a Igreja Católica é uma instituição de grande influência política, interferindo em assuntos relacionados a políticas de diversos países, incluindo o Brasil. Além disso, a Igreja Católica teve forte influência no nosso modelo educacional, estabeleceu muitas normas e condutas da moralidade em nossa cultura etc.

Quem fundou a Igreja Católica?

A doutrina da Igreja Católica entende que essa igreja foi fundada pelo próprio Jesus Cristo, sendo transmitido a um de seus discípulos, Pedro, o papel de ser a primeira autoridade espiritual. Para os católicos isso representa que Pedro foi o primeiro papa da história.

História da Igreja Católica

Depois da crucificação de Jesus Cristo, os discípulos de Jesus foram pregar a mensagem de seu mestre, espalhando-a por diversos locais do mundo antigo. A Igreja Católica acredita que a igreja foi fundada durante o Pentecostes, quando os apóstolos teriam recebido a presença do Espírito Santo, capacitando-os para difundir o Evangelho e para estruturar a Igreja.

Esse primeiro momento da Igreja Católica é marcado por ser um momento de grande repressão, uma vez que o cristianismo era proibido no Império Romano. Apesar dessa proibição, o cristianismo expandiu-se, chegando à Europa, à África e a outras partes da Ásia. A doutrina da Igreja Católica foi consolidada por sacerdotes como Inácio de Antioquia, Santo Agostinho, Clemente de Roma, entre outros.

A perseguição ao cristianismo nas terras romanas encerrou-se em 313, e, em 380, o cristianismo tornou-se a religião oficial do Império Romano. A expansão do cristianismo acelerou-se e, na Idade Média, a Igreja Católica tornou-se a instituição religiosa mais poderosa do mundo. Em 1054, as diferenças culturais no interior do cristianismo levou ao rompimento da Igreja Católica e da Igreja Ortodoxa.

Na Idade Média, a Igreja Católica possuía enorme poder político e econômico, moldando a sociedade de acordo com os seus interesses. Dissidências começaram a surgir no interior da Igreja Católica, dando origem a novos movimentos religiosos, como os valdenses e o catarismo, ambos reprimidos pela Igreja Católica.

No século XVI, o poder, a riqueza e a corrupção disseminados no interior da Igreja Católica fizeram com que um movimento de reforma se iniciasse por um monge alemão chamado Martinho Lutero, dando origem à Igreja Luterana, Igreja Calvinista e Igreja Anglicana. Com as Grandes Navegações, o catolicismo foi levado para a América e para  outras partes da Ásia.

No século XX, a Igreja Católica consolidou o seu poder sobre o território do Estado do Vaticano, um pequeno trecho de terra que foi cedido à Igreja Católica por meio do Tratado de Latrão. É lá que está sediada a Igreja Católica.

Acesse também: O que doi a Igreja Medieval?

Igreja Católica na atualidade

No século XXI, a Igreja Católica segue sendo uma instituição religiosa de enorme importância, desenvolvendo importantes trabalhos humanitários, fornecendo auxílio a pessoas em situações de vulnerabilidade, entre outras ações. No entanto, a Igreja Católica passou por escândalos que abalaram a sua credibilidade, como os casos de abusos sexuais que foram realizados por membros da instituição e que foram acobertados.

Fontes

SHELLY, Bruce L. História do cristianismo: uma obra completa e atual sobre a trajetória da igreja cristã desde as origens até o século XXI. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2018.

FRANCO JUNIOR, Hilário. A Idade Média: nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 2006.

Escritor do artigo
Escrito por: Daniel Neves Silva Formado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e especialista em História e Narrativas Audiovisuais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como professor de História desde 2010.

Videoaulas

Artigos Relacionados

Catolicismo
Descubra tudo sobre o catolicismo. Conheça sua história, suas principais características e suas diferenças em relação as outras tradições cristãs.
Cristianismo
Clique aqui para conhecer a história do cristianismo no Brasil e no mundo. Saiba em que os cristãos acreditam. Conheça as principais religiões cristãs.
Círio de Nazaré
Clique no link e saiba mais detalhes sobre o Círio de Nazaré. Entenda o que é a celebração, sua história, romarias, símbolos, curiosidades, etc.
Jesus Cristo
Saiba mais sobre a biografia de Jesus Cristo, figura central do cristianismo. Saiba o que a História diz sobre a sua existência.
Maria, Mãe de Jesus
Clique no link e saiba mais detalhes sobre Maria, conhecida no cristianismo como Mãe de Jesus. Confira a história dela, sua morte, suas representações etc.
Nossa Senhora Aparecida
Clique para conhecer a história de Nossa Senhora Aparecida. Veja sobre a devoção à padroeira, curiosidades, aparições na cultura popular, milagres etc.
Papa Francisco
Clique aqui e saiba detalhes da vida do papa Francisco, o 266º pontífice da história da Igreja Católica.
Papa Leão XIV (Robert Prevost)
Clique aqui e saiba detalhes sobre o Papa Leão XIV (Robert Prevost), o 267º papa da história da Igreja Católica.
Procissão do Fogaréu
Clique no link para conhecer mais detalhes sobre a Procissão do Fogaréu. Entenda seus símbolos, como surgiu, como e quando ocorre etc.
Vaticano
Leia sobre as principais características geográficas do Estado do Vaticano. Veja detalhes e curiosidades do menor país em extensão territorial de todo o mundo.