Rococó

O rococó, surgido no século XVIII, na França, é um movimento artístico caracterizado pela frivolidade e ornamentação.
Estátua do profeta Daniel, de Aleijadinho, no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG).

Rococó é um movimento artístico nascido no século XVIII, na França, no contexto histórico do Iluminismo ou Século das Luzes. Esse estilo opõe-se ao barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Portanto, é aristocrático, valoriza o hedonismo, a ornamentação, e, ao contrário do exagero barroco, privilegia os temas leves e as cores claras.

Na arquitetura, há preferência por linhas curvas e simplicidade. Na pintura, predominam as cores suaves e a temática bucólica. Na escultura, sobressai a delicadeza nas linhas. Artistas como Balthasar Neumann (arquiteto), Jean-Honoré Fragonard (pintor) e Ignaz Günther (escultor) foram destaques no período. No Brasil, o principal nome é Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa).

Resumo sobre Rococó

  • Contexto histórico:

    - Iluminismo.

  • Principais características:

    - antibarroco;

    - aristocrático;

    - hedonista;

    - valorização da delicadeza;

    - culto à beleza;

    - temas leves;

    - decorativo;

    - preferência por linhas curvas;

    - assimetria;

    - presença de cores claras;

    - frívolo;

    - ornamental.

  • Arte rococó:

    - arquitetura: curvas e simplicidade;

    - pintura: cores suaves e temas bucólicos;

    - escultura: delicadeza nas linhas, com curvas em S ou C.

Leia também: Barroco – tendência artística à qual o rococó se opôs

Contexto histórico do Rococó

Apesar de o rococó apresentar, no Brasil, elementos religiosos associados ao barroco portanto influenciados pelo contexto da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica , ele surgiu num período de transição entre o barroco e o neoclassicismo. Assim, sofreu influências do Iluminismo (surgido no século XVIII, o Século das Luzes), movimento que defendia:

  • a razão;

  • a liberdade individual;

  • a educação;

  • a igualdade;

  • a fraternidade;

  • o progresso;

  • o Estado laico;

  • o governo constitucional;

  • o fim do absolutismo.

  • o método científico; e

  • a simplicidade.

Principais características do Rococó

O rococó é considerado um desdobramento do barroco e realiza a transição para o neoclassicismo. Dessa forma, possui as seguintes características:

  • antibarroco;

  • aristocrático;

  • hedonista;

  • valorização da delicadeza;

  • culto à beleza;

  • temas leves;

  • decorativo;

  • preferência por linhas curvas;

  • assimetria;

  • presença de cores claras;

  • frívolo;

  • ornamental.

O balanço (1767), pintura rococó de Jean-Honoré Fragonard.

Arte rococó

Na França, a arte rococó é marcada por linhas sinuosas e temas bucólicos. Assim, a natureza é usada como símbolo de perfeição e beleza. O objetivo é provocar o prazer no receptor. Nessa perspectiva, mostra-se uma arte funcional. Já em Portugal, na Alemanha e no Brasil, a temática religiosa, contraditoriamente, é assimilada.

  • Arquitetura

Elevação da parede do quarto do príncipe de Rohan, Hôtel de Soubise, Paris — desenho (1736) do arquiteto francês Germain Boffrand.

Na arquitetura e decoração de interiores, chamam atenção as curvas e as cores claras. Há também a preocupação com a luminosidade dos ambientes, além do uso de espelhos. O projeto arquitetônico pretende construir interiores requintados em contraposição à simplicidade da estrutura externa — um traço de oposição ao barroco, caracterizado pelo excesso.

  • Pintura

A leitora (1772), de Jean-Honoré Fragonard.

Devido a seu caráter funcional, a arte rococó não se pretende clássica; pelo contrário, é feita com a consciência da natureza transitória das coisas, não se mostra como algo especial, intocável e eterno. Por isso, a sua pintura valoriza o hedonismo da vida terrena, ou seja, é pautada na simplicidade e no prazer. As imagens não reproduzem dramas ou grandes inspirações, mas um cotidiano deleitoso. Desse modo, a pintura é caracterizada por cores suaves, temas bucólicos, flashes de um cotidiano frívolo e sensorial.

  • Escultura

Na escultura, ocorre a suavização das características barrocas. Predomina o aspecto decorativo e, portanto, funcional da arte. É possível observar a delicadeza nas linhas; normalmente, com curvas em S ou C. As obras possuem um tamanho menor. Nelas, o corpo humano adquire maior leveza e elegância. Assim como toda a arte rococó, a temática é leve e agradável. Porém, na Alemanha, Portugal e Brasil, a temática religiosa foi predominante.

Veja também: História da Arte – as variadas maneiras de se interpretar o mundo e o ser humano ao longo do tempo

Principais artistas do rococó

Arquitetura

  • Balthasar Neumann (1687-1753): alemão;

  • Germain Boffrand (1667-1754): francês;

  • Dominikus Zimmermann (1685-1766): alemão.

Pintura

  • Jean-Antoine Watteau (1684-1721): francês;

  • Juste-Aurèle Meissonnier (1695-1750): francês;

  • François Boucher (1703-1770): francês;

  • Jean-Honoré Fragonard (1732-1806): francês;

  • Jean-Baptiste Pater (1695-1736): francês;

  • Giambattista Tiepelo (1696-1770): italiano;

  • Johann Baptist Zimmermann (1680-1758): alemão.

Escultura

  • Ignaz Günther (1725-1775): alemão;

  • Antonio Corradini (1688-1752): italiano;

  • Guillaume Coustou, o Jovem (1716-1777): francês;

  • Étienne-Maurice Falconet (1716-1791): francês ;

  • Nicolas Pineau (1684-1754): francês.

Rococó no Brasil

No Brasil, o rococó e o barroco misturam-se. Portanto, existe forte influência religiosa nas obras produzidas no país, tanto na arquitetura quanto pintura ou escultura. Assim, no século XVIII, a arquitetura de cunho religioso é marcante em cidades como Rio de Janeiro e Ouro Preto, por exemplo. O destaque, na escultura, são as obras de Aleijadinho. Na pintura, o rococó aparece na sutileza dos traços e nas cores suaves.

Os principais artistas do barroco-rococó no Brasil são:

  • Mestre Valentim (1745-1813): escultor;

  • Mestre Ataíde (1762-1830): pintor;

  • Francisco Xavier de Brito (?-1751): escultor.

  • Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) (1738-1814): arquiteto e escultor.

Leia também: Arcadismo – movimento marcado pela ênfase em descrições bucólicas da natureza

Exercícios resolvidos

Questão 01 (Enem)

BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989.

Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela

a) liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.

b) credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.

c) simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.

d) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.

e) singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.

Resolução:

Alternativa “d”.

Uma característica das esculturas sacras de Aleijadinho é a presença de rostos com traços populares, comuns.

Questão 02

Analise a pintura seguinte:

Triunfo de Aurora, de Jean-Honoré Fragonard.

Fragonard é um dos principais nomes do rococó europeu. Em sua tela Triunfo de Aurora, é possível identificar as seguintes características, EXCETO:

a) Culto à beleza.

b) Linhas curvas.

c) Leveza.

d) Hedonismo.

e) Tons fortes.

Resolução:

Alternativa “e”.

A obra, em estilo rococó, apresenta cores suaves.

Créditos das imagens

[1] GTW / Shutterstock.com

Publicado por Warley Souza
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Nesta aula veremos como é o gráfico de uma função seno e analisaremos o valor de máximo, mínimo, amplitude e período dessa função.
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