Whatsapp icon Whatsapp

História da arte

Antropólogos, arqueólogos, historiadores, filósofos, linguistas e outros tantos pesquisadores tentam, desde muito tempo, desvendar as origens da humanidade, isto é, as raízes da passagem do mero hominídeo primitivo ao homem propriamente dito, o Homo sapiens. A despeito das conclusões dessas pesquisas, uma coisa permanece como fato: ao aparecimento do homem (entenda-se: da humanidade) está diretamente associado o aparecimento das formas simbólicas, isto é, da religião, da língua e da arte.

A história de cada uma dessas formas simbólicas, sobretudo a história da arte, consiste em um conjunto de depoimentos sobre a própria origem e evolução do ser humano — uma coisa não se dissocia da outra. É por isso que a história da arte geralmente é organizada em períodos que acompanham o próprio desenvolvimento das civilizações.

Leia mais: Leonardo da Vinci – reconhecido como um dos mais completos artistas de todos os tempos

Arte na história

  • Arte na Pré-História

Nesse sentido, as pinturas rupestres, encontradas em sítios arqueológicos em todos os continentes do planeta, constituem as primeiras formas de expressão artística do homem pré-histórico. Ao lado delas, certos tipos de esculturas primitivas também depõem sobre o modo como esses homens compreendiam o Cosmos, a natureza e as relações estabelecidas entre o grupo, certamente fundamentadas em rituais religiosos com presença de sacrifício. Caso queira aprofundar-se no tema deste tópico, leia: Arte na Pré-História.

Imagens rupestres de animais, na Caverna de Lascaux (França).[1]
Imagens rupestres de animais, na Caverna de Lascaux (França).[1]
  • Arte na Idade Antiga

Entre as grandes civilizações da Antiguidade (na Europa, Médio-Oriente, África, Ásia Menor ou no Extremo Oriente), a arte teve um desenvolvimento plástico (isto é, um desenvolvimento formal, de apuração técnica) extraordinário. Cada um desses desenvolvimentos expressava a organicidade da forma artística com a cultura daqueles povos (gregos, romanos, hindus ou africanos, chineses, egípcios ou mesopotâmicos). A representação pictórica de formas humanas em perfil é singularmente egípcia, enquanto as esculturas em pedra feitas com precisão formal e anatômica são singularmente greco-romanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Arte da Idade Média

Na Idade Média, com a riqueza da mistura cultural de muçulmanos, cristãos, germânicos e outros tantos povos, a arte floresceu em muitos aspectos, desde a tapeçaria persa-muçulmana até as catedrais e pinturas góticas, passando pelas pinturas bizantinas e pelas mesquitas islâmicas.

Leia mais: O maravilhoso no mundo medieval

  • Arte na Idade Moderna

Na transição da Idade Média para a Idade Moderna, precisamente entre os séculos XIV e XV, houve uma explosão de renovação artística que culminou na arte renascentista, cujo triunfo ocorreu na Itália do século XVI.

“Vênus e cupido”, por Lorenzzo Lotto, década de 1520.
“Vênus e cupido”, por Lorenzzo Lotto, década de 1520.
  • Arte na Idade Contemporânea

Os estilos que sucedem à arte renascentista, como o rococó e o barroco, também produziram obras-primas perenes. E a eles se seguiram outras escolas, como o esteticismo, o impressionismo, o romantismo, o realismo e o expressionismo, que vigoraram até o fim do século XIX.

As primeiras décadas do século XX foram marcadas pelas vanguardas artísticas, cuja inspiração emanava das culturas primitivas, estudadas por antropólogos da época, e de teorias referentes à psiquê humana, como a psicanálise. O surrealismo, o dadaísmo, o cubismo, a arte moderna em geral, cujos reflexos são percebidos até hoje, foram os carros-chefes da arte praticada no século XX.

Créditos de imagem

[1] thipjang / Shutterstock.com

Publicado por Cláudio Fernandes
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

A pintura de Piero della Francesca
Entenda a importância da pintura de Piero della Francesca e como ela foi desenvolvida no século XV.
Arte
Representação da arte e como é compreendida.
Arte Rupestre
As característica da arte da pré-história.
Futurismo
Saiba o que é o futurismo e como ele surgiu. Entenda também suas características e conheça os principais nomes que participaram dessa vanguarda.
Renascimento
Um dos mais importantes movimentos ocorridos na Europa.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.