Brucelose, cancro mole, cárie e cistite: doenças bacterianas

Dente acometido pela cárie.

Brucelose: também denominada febre de malta, é causada por bactérias do gênero Brucella, sendo a Brucella mellitensis uma das que causam quadros mais sérios em nossa espécie. A infecção se dá pelo contato com animais infectados ou pela ingestão de seus produtos ou derivados, como carne, queijo e leite. Com sintomas inespecíficos, como calafrios, febre, perda de apetite e dor de cabeça, pode, em casos mais graves, comprometer rins, fígado e coração; e perdurar no indivíduo por meses ou anos. O diagnóstico é feito pela análise de amostras de sangue. Evitar o contato e a ingestão de carne e leite de animais oriundos de matadouros clandestinos são excelentes medidas para evitar o contágio por esta bactéria.

Cancro mole: causada pelo Hemophilus ducreyi, esta DST tem como manifestação clínica a presença de lesões nas áreas genitais, autoinoculáveis e geralmente doloridas. É mais frequente em indivíduos do sexo masculino.


Cárie dentária: identificada pela destruição parcial ou completa dos dentes, pela ação das secreções liberadas pela Streptococcus mutans: responsáveis também pela formação das placas dentárias. Uma boa higiene bucal evita a ação destes organismos, comumente encontrados na boca.

Cistite: caracterizada pela inflamação da bexiga urinária, pode ter a Escherichia coli ou Staphylococcus saprophyticus como agentes infecciosos, estas geralmente encontradas no sistema urogenital. Cuidados com a higiene pessoal são a principal medida para evitar a cistite. 

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Português
Acima ou a cima?
“Acima” ou “a cima”? Estão corretas as duas formas, mas é preciso saber se quem escreve tem a intenção de empregar um advérbio de lugar ou um substantivo acompanhado de artigo ou preposição. Veja esta videoaula para tirar suas dúvidas sobre o emprego correto da palavra ou expressão!
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos