Células da glia
Quando falamos em tecido nervoso, lembramo-nos, na maioria das vezes, apenas das células denominadas de neurônios, as quais estão diretamente relacionadas com o impulso nervoso. Entretanto, além desse tipo celular, é possível encontrar no tecido nervoso as chamadas células da glia ou da neuróglia, as quais desempenham funções primordiais para a manutenção do nosso corpo.
→ Células da glia
Veja a seguir as principais células da glia e suas funções:
-
Astrócitos
Essas células, como o próprio nome indica, têm formato estrelado, característica conseguida graças aos seus prolongamentos. São o tipo celular mais numeroso e com maior diversidade de funções. Entre as funções que podem ser atribuídas aos astrócitos, podemos destacar a função de sustentação, controle da composição iônica e molecular do ambiente onde estão localizados os neurônios, transferência de substâncias para os neurônios, resposta a sinais químicos, entre outras atividades.
Os astrócitos podem ser classificados de acordo com a quantidade e o tamanho de seus prolongamentos. Os astrócitos protoplasmáticos são aqueles que possuem os prolongamentos curtos e espessos e estão localizados na substância cinzenta. Já os astrócitos fibrosos são aqueles que possuem prolongamentos menos numerosos e mais longos e estão localizados na substância branca.
-
Oligodendrócitos
São células responsáveis pela produção da bainha de mielina em neurônios presentes no sistema nervoso central. Essas células enrolam-se em volta do axônio, formando a bainha, que funciona como um isolante elétrico. Os oligodendrócitos são capazes de envolver até 60 axônios de neurônios.
-
Células de Schwann
Assim como os oligodendrócitos, as células de Schwann também são responsáveis por formar a bainha de mielina. Entretanto, esse tipo celular envolve neurônios que estão presentes no sistema nervoso periférico. Diferentemente dos oligodendrócitos, as células de Schwann formam mielina em apenas um neurônio.
-
Células ependimárias
Essas células revestem cavidades no cérebro (ventrículos) e o canal central da medula espinhal. Sua função é garantir a movimentação do líquido cefalorraquidiano.
-
Micróglia
Células (menores células da glia) com pequenos prolongamentos que se destacam por sua capacidade fagocitária. Elas localizam-se no sistema nervoso central e atuam em processos inflamatórios e reparando esse sistema.
Curiosidade: Você sabia que, no Sistema Nervoso Central, para cada neurônio, há cerca de 10 células da glia?