Células haploides, diploides e poliploides
Cada espécie possui um número específico de cromossomos. Na espécie humana, por exemplo, observam-se 46 cromossomos, dos quais 23 são adquiridos do pai e 23 são transmitidos pela mãe, ou seja, possuímos 23 pares de cromossomos. Nossas células somáticas são chamadas de diploides, e nossas células reprodutivas são chamadas de haploides. Mas, afinal, o que significa dizer que uma célula é haploide ou diploide?
→ O que são células haploides?
As células chamadas de haploides são aquelas que apresentam apenas um conjunto cromossômico. Nessas células, não encontramos os cromossomos aos pares, portanto, não ocorrem cromossomos homólogos. O número de cromossomos em um conjunto é representado por n e, por essa razão, as células haploides também são representadas apenas por n.
No caso dos seres humanos, as nossas células haploides são nossos gametas que apresentam apenas um conjunto cromossômico, ou seja, 23 cromossomos. A importância de haver células haploides está no fato de que os gametas unem-se no momento da fecundação. A união de gametas haploides na nossa espécie permite o restabelecimento do número de cromossomos, o que corresponde a 46 cromossomos. Caso nossos gametas fossem diploides, haveria a duplicação do número de cromossomos a cada fecundação.
Nos animais, as células haploides são encontradas nos gametas, entretanto, em outros organismos, a fase haploide está presente em grande parte do ciclo. Chlamydomonas é um exemplo de protista haploide na maior parte do tempo do seu ciclo vital.
→ O que são células diploides?
As células diploides possuem dois conjuntos cromossomos, ou seja, os cromossomos estão aos pares. Os cromossomos de cada par, chamados de homólogos, apresentam a mesma forma, tamanho e os mesmos genes. A representação de células diploides é 2n. No caso das células somáticas humanas, 2n = 46.
→ O que são células poliploides?
Existem ainda células chamadas de poliploides que apresentam vários conjuntos cromossômicos, ou seja, possuem mais de dois conjuntos cromossômicos (Exemplos: 3n, 4n, 5n). Nas plantas, há uma grande quantidade de representantes poliploides. Nos seres humanos, a poliploidia leva a profundas anormalidades e à morte.