Amebíase, balantidiose e doença de Chagas

Triatoma infestans: principal transmissor do parasita da doença de Chagas.

Amebíase (disenteria amebiana): é causada pela ingestão dos cistos de Entamoeba histolytica, presente em alimentos ou água contaminados por fezes de indivíduos doentes. Esta doença provoca dores abdominais e diarreias intensas, geralmente com a presença de muco e sangue. Saneamento básico, higienização correta dos alimentos e higiene pessoal são fatores importantes no que se diz respeito à prevenção.

Balantidiose (disenteria): a infecção pelo parasita ciliado Balantidium coli se dá da mesma forma que a causada pela Entamoeba histolytica, ou seja: ingestão de água ou alimentos contaminados pelos cistos do protozoário, eliminados juntamente com as fezes de suínos (reservatório natural do protozoário) ou seres humanos doentes. Invadindo o intestino grosso, provoca febre, anorexia, náuseas, vômito e diarreia, muitas vezes sanguinolenta.


Doença de Chagas: provocada pelo Trypanosoma cruzi, tem os percevejos triatomíneos, conhecidos popularmente como barbeiros, como agentes transmissores. Tais animais, após sugarem o sangue da pessoa, tendem a defecar na região. Quando infectados, os parasitas presentes nas fezes penetram pelo orifício da picada ou pelas lesões provocadas pelo ato de coçar a pele. Estes se reproduzem assexuadamente, circulam pela corrente sanguínea e, caso o paciente não seja tratado a tempo, se alojam em órgãos, como o coração, provocando sua hipertrofia. Tal fato pode causar vários danos ao paciente como, no caso do exemplo citado, insuficiência cardíaca.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.