Endocitose e exocitose

Endocitose e exocitose são processos relacionados com a captura e eliminação de substâncias, respectivamente.
A ameba alimenta-se por fagocitose, um tipo de endocitose

Algumas células possuem a capacidade de ingerir algumas partículas presentes no líquido extracelular. Essas partículas são ingeridas pela célula através de um processo chamado de endocitose, que pode ser de dois tipos: fagocitose ou pinocitose.

Na fagocitose, a célula lança seus pseudópodes (prolongamentos citoplasmáticos) e envolve a partícula a ser digerida, formando uma espécie de bolsa ao redor do material capturado. Nesse processo ocorre o englobamento de partículas grandes, tais como bactérias, matéria orgânica e outras células. Alguns protozoários utilizam-se desse processo para obter alimento, como a ameba, que emite seus pseudópodos para capturar partículas.

Após a captura da partícula e a formação da bolsa, esta se solta da membrana e passa a circular no citoplasma, recebendo o nome de fagossomo. Este, por sua vez, funde-se com os lisossomos, organelas celulares ricas em enzimas digestivas, e forma o chamado vacúolo digestivo. Nesse momento ocorre a digestão intracelular. As partes que não são digeridas são chamadas de corpos residuais e, posteriormente, são eliminadas.

Na pinocitose, as partículas capturadas estão dissolvidas, ou seja, normalmente estão no estado líquido. Nesse processo ocorre a invaginação da membrana e o posterior fechamento, formando uma bolsa que recebe o nome de pinossomo. As partículas de gordura são absorvidas pelas células através desse processo.

Tanto a fagocitose como a pinocitose são processos relacionados com a absorção de substâncias que possam ser úteis à célula. Além disso, a fagocitose está relacionada com a captura de agentes que possam causar algum dano ao organismo, através da ação de macrófagos e neutrófilos, e com a alimentação de alguns seres unicelulares. Vale ressaltar que poucas células são capazes de realizar fagocitose, porém a grande maioria realiza pinocitose.


Observe a captura de uma partícula pelo processo de fagocitose e a eliminação dos corpos residuais por exocitose

A exocitose, diferentemente da endocitose, é responsável pela eliminação de partículas pela célula. É através desse processo que são eliminados os corpos residuais formados no processo de fagocitose e pinocitose. Além disso, através da exocitose, também ocorre a liberação das substâncias secretadas pela própria célula. Esse é o caso das células do pâncreas, que produzem os hormônios insulina e glucagon, que são lançados na corrente sanguínea através desse processo.

Para que ocorra a exocitose, a vesícula que contém a substância que será eliminada deve entrar em contato com a membrana. Nesse momento ocorre a fusão da vesícula e a eliminação da substância que estava em seu interior.

Podemos concluir, portanto, que a endocitose está relacionada com a captura de partículas para o interior da célula, enquanto a exocitose está relacionada com a eliminação de substâncias para o exterior.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!