Epiglote
A epiglote é uma estrutura cartilaginosa encontrada na laringe. Ela está relacionada, principalmente, com a proteção do sistema respiratório contra a entrada de alimentos.
→ Localização e estrutura da epiglote
A epiglote é formada por uma cartilagem que se assemelha a uma aba ou porta. Está localizada na região atrás da boca, mais precisamente na porção inicial da laringe, e prolonga-se em direção à faringe. Está fixada no osso hioide e na cartilagem tireoide.
→ Função da epiglote
A epiglote impede que o alimento entre no sistema respiratório. Isso é importante porque o alimento, quando entra no sistema respiratório, pode causar asfixia e, até mesmo, morte.
Observe como a epiglote move-se a fim de impedir a entrada de alimento na traqueia.
Ao engolirmos um alimento, a epiglote é pressionada contra a laringe (veja figura acima). Isso faz com que a traqueia seja tampada, impedindo o alimento de entrar nessa região. Como a entrada da traqueia está tampada, o alimento só possui um caminho a seguir: o esôfago. Vale frisar que a epiglote não impede a passagem de substâncias gasosas, não obstruindo, portanto, a respiração.
→ O engasgo e sua relação com a epiglote
Algumas vezes, a epiglote falha em sua tarefa de fechar a passagem do sistema respiratório. Nesses casos, o alimento chega à laringe em vez de seguir para o esôfago. Quando o alimento entra em contato com a laringe, ocorre a reação da tosse para garantir que as estruturas respiratórias sejam desobstruídas. Assim sendo, o engasgo acontece porque o alimento está atrapalhando a passagem do ar, e o ato de tossir é uma forma de contornar o problema.
→ Diferença entre glote e epiglote
Muitas pessoas utilizam os termos glote e epiglote como sinônimos, entretanto, são dois conceitos distintos. A epiglote é a estrutura cartilaginosa que garante que o alimento siga em direção ao sistema digestório, impedindo sua entrada no sistema respiratório. A glote, por sua vez, é uma região localizada entre as duas pregas vocais.