Eutérios

Os eutérios pertencem ao maior grupo da classe dos mamíferos. Eles desenvolvem-se no útero, recebendo nutrientes e oxigênio, e eliminam produtos do metabolismo via placenta.
Lêmure: um animal eutério

Os animais eutérios pertencem ao maior grupo da classe dos mamíferos, compreendendo aproximadamente cinco mil espécies: aproximadamente 95% dos representantes desta classe, com grande diversidade de adaptações aos mais diferentes tipos de ambientes. Oceanos, águas continentais, espaço aéreo, montanhas, regiões polares, desertos, bosques e savanas são alguns ambientes nos quais podemos encontrá-los.

Também chamados de placentários, estes indivíduos se desenvolvem no interior do útero materno, recebendo nutrientes e oxigênio, e eliminando produtos do metabolismo via placenta.


Ao nascer, apresentam-se embriologicamente mais desenvolvidos que os marsupiais e monotremados. Outro aspecto que diferencia os eutérios destes outros dois grupos de mamíferos é a ausência de cloaca, apresentando ânus e uma abertura para a eliminação de compostos nitrogenados; e a presença de tetas ou mamilos.

Exceto o peixe-boi, tamanduá, preguiça-de-dois-dedos e preguiça-de-três-dedos; todos os representantes placentários possuem sete vértebras cervicais.

Morcegos (Ordem Chiroptera); tamanduás e preguiças (Ordem Pilosa); tatus (Ordem Cingulata) coelhos e lebres (Ordem Lagomorpha); ratos, capivaras, esquilos e porco-espinho (Ordem Rodentia); baleias e golfinhos (Ordem Cetacea); cães, leões e hienas (Ordem Carnivora); rinocerontes, cavalos, antas e zebras (Ordem Perissodactyla); camelos, porcos, veado, boi e carneiros (Ordem Artiodactyla); elefantes (Ordem Proboscidea); peixes-boi (Ordem Sirenia); e lêmures, macacos e seres humanos (Ordem Primates); são apenas alguns poucos representantes deste grupo.


Por Mariana Araguaia


Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.