Formiga (Família Formicidae)
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Família: Formicidae
As formigas são insetos encontrados em todas as localidades da biosfera, exceto nos polos. Além do corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; e a presença de três pares de pernas e um par de antenas; algumas espécies apresentam asas, durante o período reprodutivo.
Na atualidade, são descritas mais de 12000 espécies desses animais, sendo que aproximadamente 2500 ocorrem no Brasil.
Formigas são consideradas insetos sociais, já que se organizam em grupos nos quais há divisão de trabalho entre seus representantes. Há geralmente uma rainha, que é a formiga reprodutora; os zangões, que são os machos e reprodutores, nascidos por processo de partenogênese; e as operárias, que são formigas estéreis responsáveis pelos cuidados com o formigueiro. Em algumas espécies há também as soldadas, mais especificamente responsáveis pela guarda.
Quanto à dieta das formigas, ela varia muito e depende do grupo ao qual pertencem. As “formigas cortadeiras”, por exemplo, cultivam fungos nas folhas que recolhem e levam para os seus ninhos. Em razão deste hábito, não é raro vermos esforços significativos sendo feitos para o combate desses animais. No entanto, é válido lembrar que nem todas as formigas fazem isso e as que fazem geralmente “invadem” plantações porque tiveram seus habitats destruídos.
Como algumas espécies podem ser encontradas em ambientes bem diversos, de tubos de esgoto à superfície da sua sobremesa, elas podem transmitir doenças. Este é mais um motivo pelo qual devemos armazenar bem os alimentos, manter a higiene do local, e vedar frestas.
Curiosidade:
A formiga-de-fogo, Solenopsis invicta, nativa da América do Sul, se tornou uma espécie exótica invasora em diversas partes do mundo, provocando prejuízos financeiros e ameaçando a fauna local. Sua picada é bem dolorosa.
Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambientel