Hérnia de disco

A hérnia de disco é um problema que ocorre devido à protusão do núcleo pulposo do disco intervertebral. Ela pode afetar os movimentos do indivíduo e causar dores na coluna.
Dores nas costas pode ser sinal de hérnia de disco.

Arnia de disco é um problema que afeta a coluna vertebral, mais precisamente os chamados discos intervertebrais, estruturas cartilaginosas localizadas entre as vértebras. Os discos intervertebrais apresentam a função de evitar o atrito entre as vértebras e funcionar como amortecedores.

A hérnia de disco acontece quando ocorre a protusão do núcleo pulposo por meio de rupturas no disco intervertebral. Essa protusão pode causar a compressão de raízes nervosas, provocando dor, fraqueza muscular que atinge o membro acometido, formigamento ou dormência nas mãos e nos pés, dificuldade de locomoção, dificuldade para levantar objetos, entre outros sintomas.

Leia também: Mielite transversa — uma inflamação que acomete a região da medula espinhal

Resumo sobre hérnia de disco

  • A hérnia de disco afeta os discos intervertebrais, estruturas cartilaginosas localizadas entre as vértebras.

  • O disco intervertebral é formado pelo anel fibroso e o núcleo pulposo.

  • A protusão do núcleo pulposo provoca a hérnia de disco.

  • Exames físicos e de imagem ajudam a diagnosticar o problema.

  • O tratamento da hérnia de disco poderá ser conservador ou cirúrgico.

  • A cirurgia é indicada, normalmente, em situações em que os tratamentos conservadores não surtiram efeito.

O que é hérnia de disco?

A hérnia de disco é um problema de saúde que afeta os discos intervertebrais, estruturas formadas por tecido cartilaginoso e localizadas entre as vértebras, ossos que, em conjunto, formam a nossa coluna vertebral. Os discos intervertebrais atuam evitando o atrito entre esses ossos, reduzindo os desgastes das vértebras. Além disso, os discos intervertebrais atuam como verdadeiros amortecedores.

Cada um dos discos intervertebrais é formado por uma estrutura mais rígida, denominada anel fibroso, e uma região gelatinosa mais interna, denominada núcleo pulposo. A hérnia de disco caracteriza-se pela protusão do núcleo pulposo por meio de rupturas no disco intervertebral. A depender da quantidade de material herniado (que sair do local de origem), poderá ocorrer a compressão das raízes nervosas, levando aos sintomas característicos da hernia de disco.

Geralmente, a região mais acometida pela hérnia de disco é a coluna lombar, porém outras partes da coluna podem também sofrer com essa herniação.

A hérnia de disco pode provocar a compressão de raízes nervosas.

O que causa a hérnia de disco?

Diferentes causas podem estar relacionadas com a hérnia de disco. De acordo com o Ministério da Saúde, predisposição genética é a causa de maior importância para a formação de hérnias discais, seguido do envelhecimento, de pouca atividade física e do tabagismo.

Além disso, má postura, carregar objetos muito pesados, levantar objetos de maneira inadequada e esportes de alto impacto podem relacionar-se ao desenvolvimento do problema.

Sintomas da hérnia de disco

A hérnia de disco pode ser assintomática ou provocar sintomas, os quais, muitas vezes, são bastante dolorosos e afetam diretamente o dia a dia de um indivíduo. Ainda, os sintomas variam de acordo com a raiz nervosa que foi comprimida, podendo gerar sintomas como:

  • dor intensa que irradia para o membro cuja raiz nervosa é afetada;

  • fraqueza muscular que atinge o membro acometido;

  • rigidez na nuca;

  • formigamento ou dormência nas mãos e pés;

  • dificuldade para segurar a urina;

  • dificuldade de locomoção;

  • dores nas costas;

  • dificuldade para levantar objetos.

Quando a hérnia de disco atinge a região cervical, percebe-se que a dor inicia-se no pescoço e irradia-se para os braços. Quando atinge a região lombo-sacra, o que se percebe é que a dor começa na lombar e irradia-se para as pernas e nádegas.

Em alguns indivíduos, a dor pode permanecer constante e de baixa intensidade ou então piorar quando o indivíduo realiza alguma atividade. A dor constante e de intensidade baixa é mais comum em idosos. Já a dor que piora com o esforço físico é mais comum em pessoas jovens.

Veja também: Osteoporose — uma doença que acomete principalmente idosos e causa fragilidade nos ossos

Diagnóstico de hérnia de disco

O diagnóstico de hérnia de disco é feito com base na análise dos sintomas apresentados pelo paciente e exames complementares, como ressonância magnética, tomografia e radiografia. A realização desses exames permitirá indicar o local exato da herniação do disco intervertebral e o tamanho da hérnia.

Tratamento da hérnia de disco

O tratamento da hérnia de disco poderá ser conservador ou cirúrgico. No que diz respeito ao tratamento conservador ou não cirúrgico, o médico recomendará o uso de anti-inflamatórios e analgésicos.

Além disso, a realização de fisioterapia e acupuntura poderá ser recomendada, bem como repouso e, em algumas situações, uso de colares de imobilização. De acordo com o Ministério da Saúde, em geral, 90% dos portadores dessas hérnias estão aptos para reassumir suas atividades rotineiras após apenas um mês de tratamento.

A realização de cirurgia, por sua vez, não será recomendada para todos os casos de hérnia. Uma das indicações para cirurgia é quando as técnicas conservadoras não forem suficientes para a solução do problema.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.