Langya henipavirus

Langya henipavirus é um novo vírus identificado na China em 2022. Até o momento, ele não provocou nenhuma infecção fatal.
O Langya henipavirus foi descoberto na China.

Langya henipavirus (LayV) é um vírus descrito, no ano de 2022, em um estudo publicado no New England Journal of Medicine. O vírus foi descoberto na China e pertence ao gênero Henipavirus, conhecido por incluir representantes que causaram surtos e infecções muito letais nos seres humanos no passado.

Até o momento, conhece-se 35 casos de infecções por Langya henipavirus, as quais provocaram sintomas como febre, fadiga e tosse. Até agora, não se sabe se a transmissão de uma pessoa para outra é possível, e acredita-se que as infecções descritas iniciaram-se por meio do contato com animais. Provavelmente, o musaranho é o reservatório natural do vírus.

Veja também: Varíola dos macacos — uma doença viral de sintomas semelhantes aos da varíola humana

O que é o Langya henipavirus?

Langya henipavirus é um vírus identificado no leste da China e pertencente ao gênero Henipavirus e à família Paramyxoviridae. Foi descrito no ano de 2022, em um estudo publicado no New England Journal of Medicine. A denominação Langya henipavirus ocorreu devido ao primeiro paciente identificado com o vírus ser da cidade de Langya, em Shandong.

Entre os anos de 2018 e 2021, o vírus infectou ao menos 35 pessoas. Esses 35 casos não apresentam relação entre si, entretanto, compartilham o fato de a maioria ter sido observada em agricultores, os quais, por meio de questionários, afirmaram ter tido contato com animais antes do início dos sintomas.

Quais são os sintomas da infecção por Langya henipavirus?

O Langya henipavirus provoca uma infecção respiratória que desencadeia sintomas como febre, tosse, fadiga, dor de cabeça e vômito. Além desses sintomas, alterações no funcionamento dos rins e fígado foram observadas em alguns casos. A febre foi um sintoma observado em todos os casos analisados detalhadamente no estudo.

Nenhuma morte devido à infecção pelo Langya henipavirus foi registrada. Vale salientar, no entanto, que esse vírus está muito relacionado com outros dois vírus conhecidos por provocarem doenças que podem ser fatais: Hendra henipavirus (HeV) e Nipah henipavirus (NiV).

Leia também: Citomegalovírus — um vírus pertencente à mesma família do vírus da herpes

Como o Langya henipavirus é transmitido?

A transmissão do Langya henipavirus, atualmente, não é compreendida. No estudo em que foi descrito o vírus, os pesquisadores analisaram 35 casos, não sendo observadas relações entre eles.

Acredita-se que o vírus foi transmitido de outros animais para os seres humanos, sendo os musaranhos os principais suspeitos de serem o seu reservatório. Até o momento, não se sabe se o musaranho pode ter infectado diretamente uma pessoa ou se algum animal intermediário está envolvido.

Os pesquisadores acreditam que a transmissão de uma pessoa para outra não ocorre facilmente. Em um rastreamento de contato entre nove pacientes e seus parentes, não se observou a transmissão de uma pessoa para outra. A amostragem, no entanto, é pequena, necessitando-se ampliar o estudo.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos