Pitanga

Pitanga
A palavra “pitanga” é proveniente do tupi-guarani e significa vermelho. A cor é uma das principais características da pitanga, fruto da pitangueira (Eugenia uniflora L.), uma árvore tipicamente brasileira, nativa da Mata Atlântica, que se alastrou por todo o Brasil, desde a região Nordeste até o Rio Grande do Sul.

As pitangas são frutas que medem de 2 a 3 cm de diâmetro e possuem um formato arredondado e achatado nas extremidades. A fruta possui um sabor agridoce, polpa aquosa e perfumada. Sua casca também pode apresentar outras cores, podendo ser alaranjada ou branca.

Possuindo um valor calórico baixo, a fruta detém quantidades significativas de vitamina C, A e do complexo B, além de cálcio, ferro e fósforo. O licopeno, substância presente na fruta e responsável pela sua coloração avermelhada, é antioxidante e eficiente no combate a doenças degenerativas, tais como o câncer.

A pitanga é consumida in natura, além de ser usada na fabricação de sucos, sorvetes, geléias, vinhos, doces e licores.
Publicado por Tiago Dantas
Química
pH de soluções
Você já recebeu alguma receita de remédio milagroso pelo grupo da família dizendo que algum alimento de pH isso ou pH aquilo faria bem a sua saúde ou enfermidade? E você sabia interpretar se de fato aquele pH condizia com tal alimento ou substancia referida na receita? Então vem com a gente que nós vamos te explicar o que é pH, como é calculado, medido e a sua importância em nossas vidas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos