Whatsapp icon Whatsapp

Mamão

Mamão é o nome dado ao fruto do mamoeiro. Segundo a Embrapa, o Brasil é o segundo produtor mundial de mamão, com uma produção de 1.517.696 t/ano, sendo superado apenas pela Índia. No Brasil, o fruto é produzido principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste. O mamão se destaca por ser muito consumido in natura ou industrializado e por apresentar uma grande quantidade de compostos bioativos, os quais são responsáveis por uma série de benefícios à saúde.

Leia também: Dicas para uma alimentação saudável

Características botânicas do mamão

O mamoeiro é uma espécie pertencente à família Caricaceae, gênero Carica e espécie Carica papaya, única espécie pertencente ao gênero. Desenvolve-se em clima tropical e subtropical, principalmente em solos com baixo teor de argila, bem drenados e com grande quantidade de matéria orgânica.

Essa espécie pode atingir de 6 a 9 metros de altura e é lactescente, ou seja, produz látex. O caule do mamoeiro é cilíndrico, oco e possui grandes folhas na região apical. As folhas são glabras (sem pelos) e podem apresentar um limbo de cerca de 50 centímetros. O pecíolo é longo, apresentando cerca de 50 a 70 cm de comprimento.

O mamoeiro apresenta um caule oco e folhas distribuídas na região apical.
O mamoeiro apresenta um caule oco e folhas distribuídas na região apical.

O mamoeiro pode apresentar flores femininas, masculinas ou flores hermafroditas. Nas plantas masculinas, as flores masculinas estão organizadas em inflorescências e podem apresentar o órgão feminino rudimentar. Quando o órgão feminino se torna funcional, é capaz de produzir um fruto deformado, sem valor comercial, conhecido popularmente como mamão macho ou mamão de corda.

Nas plantas femininas, as flores estão isoladas ou em grupo de duas a três, as quais estão inseridas diretamente no caule. Essas plantas geram frutos de formato arredondado ou ovais. Por fim, nas plantas hermafroditas, temos flores com órgãos femininos e masculinos. Os frutos produzidos nessas plantas podem apresentar formato piriforme.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O fruto do mamoeiro é carnoso e do tipo baga, com casca fina e coloração que varia do amarelo-claro à laranja e polpa comumente amarela ou alaranjada. No interior do fruto, há uma cavidade central que contém várias sementes. Como visto anteriormente, o tipo de flor exerce influência no formato do fruto. Os frutos de maior valor comercial são aqueles de formato piriforme, os quais são característicos de plantas com flores hermafroditas.

Vale salientar que os frutos apresentam coloração, tamanho e peso distintos, a depender do cultivar que está sendo observado. No Brasil, podemos classificar os cultivares em dois grupos, de acordo com o tipo de solo: formosa e solo.

Leia também: Todo fruto é uma fruta?

Utilização do mamão

O mamão é um fruto muito consumido in natura.
O mamão é um fruto muito consumido in natura.

O mamão se destaca por ser um fruto bastante consumido pela população, principalmente em regiões tropicais e subtropicais. É muito consumido in natura, quando maduro, e usado na preparação de doces, sorvetes, conservas, geleias, vitaminas e polpas.

O caule do mamão é também utilizado na fabricação de doces, bem como o mamão verde, o qual também é utilizado na preparação de pratos salgados. O mamão verde apresenta elevados teores de uma enzima proteolítica conhecida como papaína, a qual é empregada na indústria farmacêutica, de cosméticos e alimentícia. A papaína é utilizada também pela indústria da cerveja na clarificação e estabilização dessa bebida. Do mamoeiro é também extraída a carpaína, que funciona como um ativador cardíaco.

Conheça também: Sapoti — fruto de sabor adocicado e levemente adstringente

Benefícios do consumo de mamão

O mamão apresenta uma série de compostos benéficos para a nossa saúde. São excelentes fontes de vitamina C, pró-vitamina A, licopeno, cálcio, magnésio, ferro e potássio. Vale salientar que, a depender do cultivar analisado, clima, época do ano, tipo de solo e grau de maturação, a composição nutricional do mamão pode variar.

Esse fruto é também rico em fibras, possui alto conteúdo de umidade e baixo teor de proteínas e gorduras. O conteúdo de fibras, lipídios e sais minerais é maior no mamão verde do que no mamão maduro. O mamão é muito conhecido também por sua propriedade laxante, a qual está relacionada com a presença de fibras e papaína, que aumentam a motilidade intestinal.

É importante destacar que diferentes partes do mamoeiro já foram estudadas e várias propriedades medicinais são reconhecidas, como as propriedades anti-inflamatória, diurética, cicatrizante, antioxidante, antitumoral, anti-helmíntica, antibacteriana, antifúngica hipolipidêmica e hipoglicêmica.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Abacate
Abacate
Origem, utilização e benefícios que a fruta proporciona.
Ameixa
Ameixa
Características, tipos e benefícios da fruta para a saúde.
Amora
Amora
As espécies mais comuns da amoreira são a amoreira-preta e a amoreira-branca. Conheça aqui o valor nutricional da amora!
Açaí
Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.
Banana
Banana
Você sabia que a banana não é um fruto, mas sim um pseudofruto? Clique e saiba mais sobre um dos alimentos mais produzidos no mundo.
As fibras são encontradas em alimentos de origem vegetal
Fibras
Entenda o que são fibras e compreenda os benefícios ocasionados pela sua ingestão.
Figo
Clique aqui e conheça mais informações acerca do figo, uma fruta consumida em diversas partes do mundo. Saiba mais sobre seus benefícios e formas de consumo.
Fruto seco do tipo sâmara, da <i>Tipuana tipu</i>.
Frutos
Clique aqui e aprenda a definição e os tipos de frutos existentes!
Guaraná
Guaraná
Conheça a origem da fruta usada na fabricação de refrigerantes.
Lichia, fruta rica em vitamina C
Lichia
Na China, todas as partes da lichia são utilizadas na medicina popular. Conheça mais sobre essa fruta!
Manga
Clique aqui e acesse este texto para conhecer mais informações sobre a manga. Veja quais são suas características, seus benefícios etc.
Pitanga
Pitanga
Utilização da fruta e benefícios para a saúde.
O sódio, presente no sal de cozinha, é um importante mineral para o nosso organismo
Sais minerais
Amplie seus conhecimentos a respeito dos sais minerais, substâncias inorgânicas encontradas em seres vivos e na matéria não viva.
Os frutos podem ser definidos como o ovário maduro
Tipos de frutos
Entenda a classificação dos diferentes tipos de frutos em simples, agregados e múltiplos e conheça alguns dos principais exemplos.
A uvaia possui quatro vezes mais vitamina C do que a laranja
Uvaia
A importância da uvaia na recuperação do meio ambiente.
As vitaminas podem ser adquiridas por meio de uma alimentação saudável
Vitaminas
Entenda o que são vitaminas e a importância dessas substâncias para o organismo.
video icon
Física
Capacitores
Capacitores são dispositivos capazes de armazenar cargas elétricas mediante a aplicação de uma diferença de potencial entre suas placas. Os capacitores estão presentes em diversos circuitos elétricos e são muito importantes para diversas tecnologias, vamos conhecê-los melhor?

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Genitive Case
É hora de aperfeiçoar sua gramática na Língua Inglesa. Assista!
video icon
Videoaula Brasil Escola
Sociologia
Democracia racial
Você sabe o que significa democracia racial? Clique e nós te ensinamos!
video icon
Tigres Asiáticos
Geografia
Tigres Asiáticos
Assista à nossa videoaula sobre os Tigres Asiáticos, e conheça as razões do desenvolvimento rápido desses territórios.