Mamão
Mamão é o nome dado ao fruto do mamoeiro. Segundo a Embrapa, o Brasil é o segundo produtor mundial de mamão, com uma produção de 1.517.696 t/ano, sendo superado apenas pela Índia. No Brasil, o fruto é produzido principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste. O mamão se destaca por ser muito consumido in natura ou industrializado e por apresentar uma grande quantidade de compostos bioativos, os quais são responsáveis por uma série de benefícios à saúde.
Leia também: Dicas para uma alimentação saudável
Características botânicas do mamão
O mamoeiro é uma espécie pertencente à família Caricaceae, gênero Carica e espécie Carica papaya, única espécie pertencente ao gênero. Desenvolve-se em clima tropical e subtropical, principalmente em solos com baixo teor de argila, bem drenados e com grande quantidade de matéria orgânica.
Essa espécie pode atingir de 6 a 9 metros de altura e é lactescente, ou seja, produz látex. O caule do mamoeiro é cilíndrico, oco e possui grandes folhas na região apical. As folhas são glabras (sem pelos) e podem apresentar um limbo de cerca de 50 centímetros. O pecíolo é longo, apresentando cerca de 50 a 70 cm de comprimento.
O mamoeiro pode apresentar flores femininas, masculinas ou flores hermafroditas. Nas plantas masculinas, as flores masculinas estão organizadas em inflorescências e podem apresentar o órgão feminino rudimentar. Quando o órgão feminino se torna funcional, é capaz de produzir um fruto deformado, sem valor comercial, conhecido popularmente como mamão macho ou mamão de corda.
Nas plantas femininas, as flores estão isoladas ou em grupo de duas a três, as quais estão inseridas diretamente no caule. Essas plantas geram frutos de formato arredondado ou ovais. Por fim, nas plantas hermafroditas, temos flores com órgãos femininos e masculinos. Os frutos produzidos nessas plantas podem apresentar formato piriforme.
O fruto do mamoeiro é carnoso e do tipo baga, com casca fina e coloração que varia do amarelo-claro à laranja e polpa comumente amarela ou alaranjada. No interior do fruto, há uma cavidade central que contém várias sementes. Como visto anteriormente, o tipo de flor exerce influência no formato do fruto. Os frutos de maior valor comercial são aqueles de formato piriforme, os quais são característicos de plantas com flores hermafroditas.
Vale salientar que os frutos apresentam coloração, tamanho e peso distintos, a depender do cultivar que está sendo observado. No Brasil, podemos classificar os cultivares em dois grupos, de acordo com o tipo de solo: formosa e solo.
Leia também: Todo fruto é uma fruta?
Utilização do mamão
O mamão se destaca por ser um fruto bastante consumido pela população, principalmente em regiões tropicais e subtropicais. É muito consumido in natura, quando maduro, e usado na preparação de doces, sorvetes, conservas, geleias, vitaminas e polpas.
O caule do mamão é também utilizado na fabricação de doces, bem como o mamão verde, o qual também é utilizado na preparação de pratos salgados. O mamão verde apresenta elevados teores de uma enzima proteolítica conhecida como papaína, a qual é empregada na indústria farmacêutica, de cosméticos e alimentícia. A papaína é utilizada também pela indústria da cerveja na clarificação e estabilização dessa bebida. Do mamoeiro é também extraída a carpaína, que funciona como um ativador cardíaco.
Conheça também: Sapoti — fruto de sabor adocicado e levemente adstringente
Benefícios do consumo de mamão
O mamão apresenta uma série de compostos benéficos para a nossa saúde. São excelentes fontes de vitamina C, pró-vitamina A, licopeno, cálcio, magnésio, ferro e potássio. Vale salientar que, a depender do cultivar analisado, clima, época do ano, tipo de solo e grau de maturação, a composição nutricional do mamão pode variar.
Esse fruto é também rico em fibras, possui alto conteúdo de umidade e baixo teor de proteínas e gorduras. O conteúdo de fibras, lipídios e sais minerais é maior no mamão verde do que no mamão maduro. O mamão é muito conhecido também por sua propriedade laxante, a qual está relacionada com a presença de fibras e papaína, que aumentam a motilidade intestinal.
É importante destacar que diferentes partes do mamoeiro já foram estudadas e várias propriedades medicinais são reconhecidas, como as propriedades anti-inflamatória, diurética, cicatrizante, antioxidante, antitumoral, anti-helmíntica, antibacteriana, antifúngica hipolipidêmica e hipoglicêmica.