Manga

A manga é uma das frutas mais consumidas no Brasil, por ser refrescante e por causa do clima Tropical do país. Também é atraente ao mercado internacional, ficando somente atrás da banana, do abacaxi e do abacate na exportação de frutas.

A fruta é produzida em maior escala no Nordeste e no Sudeste do Brasil, nos quais se concentram mais de 90% da produção nacional. Os estados da Paraíba, de Pernambuco e de Minas Gerais são os principais produtores de manga.

Segundo dados históricos, a manga teve origem no continente asiático. No Brasil, a fruta foi produzida pela primeira vez por colonizadores portugueses no século XVI.

Leia também: O que são plantas comestíveis não convencionais?

Características da manga

A manga combina com o clima Tropical do Brasil por ser refrescante.
A manga combina com o clima Tropical do Brasil por ser refrescante.

A manga é a fruta da mangueira, tradicionalmente chamada de “pé de manga”. A fruta é do tipo drupa carnosa, pois tem polpa suculenta e um caroço no interior. A casca é fina e varia entre tons amarelos, verdes e avermelhados.

A mangueira (Mangifera indica) é uma árvore de grande porte que pode atingir 30 metros. Tem forma piramidal e folhagem verde-escura. Ela é classificada como uma Anacardiaceae, família de plantas da qual faz parte também o cajueiro.

A raiz da mangueira é pivotante, o que significa que se aprofunda bastante no solo, oferecendo sustentação adequada. Essa característica proporciona sobrevivência em períodos de estiagem, ou seja, sem chuva.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As flores da árvore de manga são consideradas pequenas, medindo aproximadamente seis milímetros. Estudos apontam que o florescimento e amadurecimento da manga variam conforme o clima, mas, geralmente, o período é de 100 a 150 dias.

A mangueira é uma árvore de grande porte que pode chegar a 30 metros.
A mangueira é uma árvore de grande porte que pode chegar a 30 metros.

Tipos de manga

No Brasil, existem alguns tipos de manga. Confira os mais conhecidos:

  • Manga-espada: chama-se assim por ter formato alongado. Esse tipo da fruta tem cor verde-amarelada e pesa cerca de 300 gramas. É a mais consumida no Brasil.

  • Manga-rosa: tradicional da região Nordeste, essa manga é muito cheirosa e tem coloração rosa por fora e bem amarela por dentro. Tem bastante fibra.

  • Manga-tommy: foi plantada pela primeira vez nos Estados Unidos e foi trazida ao Brasil na década de 1960. Pesa cerca de 500 gramas e é a mais cultivada aqui. Contém fibras.

  • Manga-palmer: também proveniente dos Estados Unidos, a manga-palmer é verde-arroxeada, mas, quando fica madura, torna-se vermelho-escura. Quase não tem fibras.

Veja também: Cacau – principal matéria-prima da produção do chocolate

Benefícios da manga

A manga é composta:

- cálcio

- zinco

- potássio

- ferro

- magnésio

  • por antioxidantes

Devido a essa composição, a manga oferece vários benefícios. Veja:

  • Ajuda regularizar o intestino: as fibras da manga possibilitam o trabalho adequado do intestino e evitam a constipação, também conhecida como prisão de ventre.

  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico: as vitaminas A e C aumentam a imunidade e previnem doenças.

  • Colabora com o sistema circulatório: tanto os antioxidantes quanto as fibras presentes na manga ajudam no funcionamento adequado da frequência cardíaca e dos níveis de colesterol.

  • Beneficia a visão: por ter vitamina A, a manga ajuda a prevenir doenças como a catarata e a degeneração macular.

E os malefícios?

Pesquisas apontam que há poucos malefícios em comer manga. No entanto, por conter alta porcentagem de carboidrato, a indicação é que pessoas com diabetes não consumam muitos pedaços da fruta de uma vez. Uma manga de 100 gramas, por exemplo, tem 15 gramas de carboidrato.

Uma outra sugestão é que pessoas com o intestino desregulado ou solto evitem consumir manga devido ao alto teor de fibras da fruta. O excesso pode desencadear efeito laxante.

Receitas com manga

O sabor da manga é bem doce quando a fruta está madura. Normalmente, a recomendação dos nutricionistas é que ela seja degustada in natura para aproveitar os nutrientes e as fibras. No entanto, a manga também pode ser usada em receitas doces e salgadas.

A manga pode ser ingrediente de sobremesas, como bolos, pavês, mousses, sorvetes, cheesecakes etc. Outra opção de receita doce com manga são as geleias, as quais podem ser feitas em casa ou compradas industrializadas. A manga também pode ser um doce artesanal vendido de forma desidratada.

Os sucos de manga também são agradáveis ao paladar dos brasileiros por serem refrescantes. Diferentemente do que diz o senso comum, não existem evidências de que a manga não possa ser misturada com leite.

A fruta pode fazer parte de receitas salgadas, especialmente com carnes, como porco, frango e peixe. Também pode ser ingrediente especial para risotos, sopas e massas.

Por fim, a manga pode dar um toque adocicado às saladas. Uma opção bem usada em saladas tropicais é a mescla de manga e folhas verde-escuras, como rúcula e agrião.

Publicado por: Silvia Tancredi
Assuntos relacionados
A acerola é um fruto que se destaca pela grande quantidade de vitamina C
Aceroleira
Saiba mais sobre a aceroleira, uma malpighiácea que produz a acerola, um fruto rico em vitamina C.
Açaí
Saiba qual é a origem do açaí e conheça seus benefícios para a saúde. Entenda também como é o seu consumo pelo país e quais as características do cultivo.
Os frutos pouco atraentes de Vanilla escondem um sabor inigualável
Baunilha
Você sabia que a essência de baunilha é extraída de uma orquídea? Saiba mais sobre esse condimento com alto valor agregado!
Cacau
Clique aqui e conheça mais sobre o cacau. Veja as características do cacaueiro e a importância e as propriedades do seu fruto.
Acima, frutos maduros da cagaita; e abaixo, a cagaiteira, árvore utilizada para ornamentação
Cagaita
Clique aqui e conheça a cagaita, uma fruta típica do Cerrado.
Cereja
Cereja
Você sabia que a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas? Clique e conheça mais sobre este fruto.
Figo
Clique aqui e conheça mais informações acerca do figo, uma fruta consumida em diversas partes do mundo. Saiba mais sobre seus benefícios e formas de consumo.
Guaraná
Guaraná
Conheça a origem da fruta usada na fabricação de refrigerantes.
Ingá
Ingá
O ingá é comum na região Norte do Brasil. Clique aqui e conheça as principais características, utilização e propriedades desse fruto.
Jambo-vermelho
Você conhece o jambo-vermelho? Clique aqui e saiba mais sobre esse fruto, a planta da qual ele se origina e suas propriedades benéficas.
Mamão
Conheça mais sobre o mamão clicando aqui. Veja algumas características do mamoeiro e alguns benefícios do consumo desse fruto.
As folhas, a casca e as raízes da mangabeira são muito utilizadas na medicina popular
Mangaba
A mangaba é uma fruta muito utilizada na culinária.
Pitanga
Pitanga
Utilização da fruta e benefícios para a saúde.
A pitomba é um fruto que possui uma casca dura, mas quebrável, e sua árvore pode atingir até 12 metros de altura
Pitomba
Conheça mais sobre essa fruta tão apreciada pela população da região Nordeste!
O Mitsubá é uma planta muito semelhante à salsa que pode ser usada na alimentação
Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)
Entenda o que são as Pancs, plantas alimentícias não convencionais, que estão cada vez mais utilizadas na culinária.