Reprodução

A união do óvulo com espermatozoide é um exemplo de reprodução sexuada.

A reprodução é uma das características que diferem os seres inanimados dos seres vivos. Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies.

Ela costuma ser dividida em duas categorias: reprodução assexuada e reprodução sexuada.


Na reprodução assexuada, um único indivíduo dá origem a um ou mais descendentes. Por tal motivo é que eles são geneticamente idênticos aos seus genitores, embora possam ocorrer mutações e variações fenotípicas. Esse tipo de reprodução geralmente se dá por brotamento, quando determinada região do corpo do indivíduo cresce e depois se desprende, tornando-se um novo indivíduo; ou por fissão, caso em que o corpo do animal se parte e cada um dos pedaços se regenera independentemente, dando origem a novos indivíduos.

Quanto à reprodução sexuada, esta ocorre a partir da união de gametas. Geralmente, metade das características dos descendentes é oriunda do gameta masculino, e outra metade, do feminino. Ela tem como uma de suas vantagens a variabilidade genética, visto que os gametas de um mesmo indivíduo apresentam-se distintos entre si.

Nesse tipo reprodutivo, a fecundação pode ser tanto externa quanto interna e, nesse primeiro caso, a quantidade de gametas produzidos pela geração parental tende a ser bem maior.

Existem organismos que podem reproduzir-se tanto assexuadamente quanto sexuadamente, como plantas e certos cnidários. Há também casos especiais de reprodução, como a partenogênese, em que acontece o desenvolvimento de embriões a partir de óvulos não fecundados.

Ficou curioso (a)? Conheça os textos dessa seção! Nela você também encontrará textos sobre sexualidade e contracepção.

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

Artigos de Reprodução

Casos especiais de reprodução
Modalidades reprodutivas que ocorrem especificamente em algumas espécies de seres vivos.
Como ocorre a fecundação nos mamíferos?
Veja quais são os processos que ocorrem na fecundação do óvulo por um espermatozoide.
Divisão binária
Compreenda o que é divisão binária, fissão ou cissiparidade, e entenda como esse processo ocorre em alguns organismos.
Fases do desenvolvimento embrionário
Os eventos que ocorrem após a fecundação do óvulo e espermatozóide.
Fecundação humana
Entenda como ocorre a fecundação humana, um processo em que o gameta masculino (espermatozoide) funde-se ao gameta feminino (ovócito secundário).
Hermafroditismo
Entenda o que é hermafroditismo e sua importância reprodutiva para alguns seres vivos.
Ovos e tipos de segmentação
Conheça a relação existente entre os ovos e os tipos de segmentação clicando aqui!
Ovulíparos, ovíparos, ovovíparos e vivíparos.
Verifique aqui como é feita a classificação de animais de reprodução sexuada quanto ao local de incubamento dos ovos.
Óvulo (ovócito secundário)
Conheça mais sobre a estrutura do óvulo, o gameta feminino produzido no ovário durante o processo de ovogênese.
Reprodução assexuada
Aprenda um pouco mais sobre a reprodução assexuada clicando aqui! Neste texto entenderemos o que é essa reprodução e conheceremos seus tipos.
Reprodução sexuada
Vários organismos reproduzem-se sexualmente. Clique aqui e conheça as características da reprodução sexuada bem como seus tipos.
Tipos de ciclos de vida
Conheça os três tipos de ciclos de vida existentes entre os seres vivos sexuados e aprenda as diferenças entre cada um deles.
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos