Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Reprodução
  4. Reprodução sexuada

Reprodução sexuada

A reprodução sexuada, ao contrário da reprodução assexuada, envolve a união de dois gametas, dando origem à célula-ovo (ou zigoto) que, após várias divisões sucessivas, dá origem a uma nova vida. Geralmente, esses primeiros são haploides, sendo um masculino e um feminino; e o segundo, diploide.

Diferentemente do que se pode parecer, estas células não precisam, necessariamente, vir de indivíduos distintos para que ocorra a fecundação. Seres monoicos (ou hermafroditas) produzem estes dois tipos, em uma mesma unidade estrutural, e podem tanto se autofecundar quanto trocar gametas com outros indivíduos hermafroditos. É o caso de flores com gametófito e esporófito, e o das minhocas, que se reproduzem de forma cruzada.

A maioria dos indivíduos eucarióticos realiza esse tipo de reprodução que, exceto em casos de autofecundação, e também diferentemente da assexuada, promove a variação genética. Para justificar este fato, tomemos como exemplo a espécie humana: homens produzem os espermatozoides e mulheres, óvulos. Cada um destes gametas apresenta a metade do material genético do indivíduo que o gerou. Assim, o fruto dessa união possui semelhança com seus pais sem, no entanto, ser cópia de um ou de outro.

Em caso de uma alteração ambiental brusca - por exemplo, um período de frio muito intenso – alguns indivíduos de uma espécie podem não resistir enquanto outros, mais bem adaptados àquele tipo de situação, conseguem sobreviver, fazendo com que a espécie não seja extinta. Esse é o retrato da vantagem que a variabilidade genética proporciona às populações: nesta mesma situação, caso os indivíduos fossem idênticos, a probabilidade de todos eles não resistirem seria bem maior. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia





Determinadas flores possuem tanto gametas femininos quanto masculinos e podem se autofecundar ou executar reprodução cruzada.
Determinadas flores possuem tanto gametas femininos quanto masculinos e podem se autofecundar ou executar reprodução cruzada.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Assista às nossas videoaulas
Lista de Exercícios

Questão 1

Quando falamos em reprodução sexuada, podemos afirmar com certeza que :

a) existem dois organismos envolvidos.

b) apenas um organismo é necessário.

c) existe o envolvimento de dois gametas.

d) existe um organismo hermafrodita envolvido.

e) não haverá variabilidade genética.

Questão 2

Na reprodução sexuada, percebe-se o envolvimento dos gametas. Sobre eles, marque a alternativa incorreta.

a) A fecundação sempre ocorrerá com a união de gametas de indivíduos diferentes.

b) Em humanos, o gameta masculino é o espermatozoide.

c) Quando os gametas se unem na reprodução sexuada, temos o evento da fecundação.

d) Plantas também produzem gametas.

e) Os seres humanos produzem dois tipos de gameta.

Mais Questões
Assuntos relacionados
As plantas possuem um ciclo com alternância de gerações.
Tipos de ciclos de vida
Conheça os três tipos de ciclos de vida existentes entre os seres vivos sexuados e aprenda as diferenças entre cada um deles.