Whatsapp icon Whatsapp

Hermafroditismo

O hermafroditismo pode ser definido como a capacidade de alguns organismos de produzirem gametas masculinos e femininos.
As minhocas são hermafroditas insuficientes
As minhocas são hermafroditas insuficientes

Organismos que se reproduzem de maneira sexuada, tais como animais e plantas, possuem diferentes estratégias para garantir o encontro dos gametas. Uma dessas estratégias é o hermafroditismo, que permite que, em algumas espécies, ocorra a autofecundação.

São chamados de hermafroditas os organismos capazes de produzir tanto gametas masculinos quanto femininos, assumindo, portanto, papel de macho e fêmea. Essa estratégia ocorre em plantas e algumas espécies de animais, como alguns anelídeos e platelmintos.

Podemos dividir os hermafroditas em dois grupos: suficientes e insuficientes. No primeiro grupo, temos organismos capazes de realizar a autofecundação, como é o caso da tênia. Nesses animais, em cada proglote, é possível encontrar órgãos sexuais masculinos e femininos, o que garante certa individualidade reprodutiva para cada uma dessas estruturas. Como a presença de dois vermes no intestino poderia gerar grande competição, o ideal é que apenas um parasita se instale. O hermafroditismo, nesse caso, garante a reprodução do indivíduo solitário.

Existem ainda hermafroditas insuficientes, nos quais é observada uma fecundação cruzada, ou seja, ocorre a troca de gametas masculinos entre dois indivíduos, apesar de ambos produzirem os dois tipos de células reprodutivas. Esse tipo de hermafroditismo ocorre, por exemplo, em minhocas. Nessa espécie, há o acasalamento de dois indivíduos com a troca de espermatozoides e a fecundação de ambos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nas plantas angiospermas também se observa hermafroditismo, pois a flor possui dois sexos. As plantas que realizam autofecundação são denominadas de autógamas, enquanto aquelas que realizam preferencialmente polinização cruzada recebem a denominação de alógamas.

Com o objetivo de aumentar a variabilidade genética, algumas plantas possuem mecanismos que promovem a alogamia. Entre essas estratégias, podemos citar a maturação da parte feminina e masculina da flor em momentos diferentes e estruturas na própria flor que evitam a chegada do pólen ao estigma.

No homem, também ocorrem casos de hermafroditismo, mas essas ocorrências não se relacionam com estratégias reprodutivas, e sim com casos de mutação genética. Podemos classificar o hermafroditismo em humanos em: verdadeiro, pseudo-hermafroditismo masculino e pseudo-hermafroditismo feminino.

No hermafroditismo verdadeiro, além da presença de ovários e testículos, observa-se a existência, ou não, da genitália masculina e feminina. No caso do pseudo-hermafroditismo masculino, observa-se um pênis pouco desenvolvido. Já no pseudo-hermafroditismo feminino, há um crescimento exagerado do clítoris, que se apresenta semelhante a um pênis.

Nos casos de hermafroditismo em humanos, o tratamento utilizado é a reposição hormonal e intervenções cirúrgicas para corrigir a genitália externa. Entretanto, faz-se necessário que o paciente possua consciência da decisão a ser tomada e que haja acompanhamento psicológico.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Anelídeos
Filo Annelida, Reino Animal, Animais invertebrados, Triblásticos, Celomados, Corpo cilíndrico, Simetria bilateral, Metamerização, Anéis corporais, Sistema Circulatório fechado, Metanefrídeos, Respiração cutânea, Cordões nervosos ventrais, Fecundação cruzada, Classe Oligochaeta, Cerdas, Clitelo, Classe Polychaeta, Parapódios, Classe Hirudínea, Hermafroditas.
Fases do desenvolvimento embrionário
Os eventos que ocorrem após a fecundação do óvulo e espermatozóide.
Platelmintos
Conheça as principais características fisiológicas e a classificação dos platelmintos.
Reprodução assexuada
Aprenda um pouco mais sobre a reprodução assexuada clicando aqui! Neste texto entenderemos o que é essa reprodução e conheceremos seus tipos.
Sexualidade e contracepção
Aqui você encontra orientações sobre sexualidade, e prevenção de DSTs e gravidez não planejada.
video icon
Escrito"Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.