Whatsapp icon Whatsapp

Divisão binária

A divisão binária, processo também chamado de fissão e cissiparidade, é um tipo de reprodução assexuada em que se formam organismos iguais àquele que os gerou.
Na divisão binária, geralmente observa-se a formação de clones
Na divisão binária, geralmente observa-se a formação de clones

A reprodução é definida em Biologia como a forma pela qual os organismos vivos produzem descendentes. A partir de um organismo preexistente, é então produzido outro que carrega material genético daquele que o originou. Sabemos hoje que a reprodução pode ser sexuada ou assexuada. A divisão binária é uma forma de reprodução assexuada.

→ O que é reprodução sexuada e assexuada?

A reprodução sexuada é aquela em que existe a presença de gametas e há a recombinação genética, que leva a uma maior variabilidade. Esse tipo de reprodução, que ocorre, por exemplo, em plantas e animais, é considerado mais complexo quando comparado à forma assexuada.

A reprodução assexuada é mais simples e, de uma maneira geral, mais rápida. Nesse tipo de reprodução, não há a presença de gametas, portanto, não ocorre a recombinação genética. Acontece ainda a formação de organismos idênticos ao que os gerou, ou seja, observa-se a formação de clones. Como exemplo de reprodução assexuada, podemos citar os processos de divisão binária, divisão múltipla, brotamento, fragmentação e propagação vegetativa.

→ O que é a divisão binária?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A divisão binária recebe várias denominações e é também chamada de fissão, bipartição ou cissiparidade. Nesse tipo de reprodução, ocorre a divisão do organismo ao meio, originando outro ser idêntico ao que foi dividido. É comum em protozoários, bactérias e também em planárias.

Nos organismos eucariontes, essa reprodução acontece por meio da divisão mitótica, um processo de divisão celular em que o DNA é copiado e distribuído de maneira igual para as células-filhas. Nas bactérias, há a duplicação do DNA, um aumento da célula, a formação de um septo e uma posterior divisão celular, o que produz duas novas células.

Nas planárias, um organismo pluricelular, a divisão binária também ocorre. Nesse caso, inicialmente, o organismo sofre constrição mais ou menos na metade do seu corpo. Essa constrição leva à separação da cabeça e da região da cauda. Em seguida, ocorre a regeneração da parte restante.

Atenção: Como vimos neste texto, a divisão binária dá origem a clones. Entretanto, podem ocorrer mutações que produzem diferenças genéticas.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Artigos Relacionados

Mitose
Processo de divisão celular que ocorre entre uma interfase e outra, compreendida nas fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Resulta em duas células idênticas entre si e a célula-mãe.
Reprodução assexuada
Aprenda um pouco mais sobre a reprodução assexuada clicando aqui! Neste texto entenderemos o que é essa reprodução e conheceremos seus tipos.
Reprodução das Bactérias
A reprodução das bactérias ocorre de forma muita rápida. Em apenas 24 horas, aproximadamente milhares de bactérias podem ser originadas.
video icon
Escrito"Pólis" sobre imagem de Partenon, uma das principais construções da Grécia Antiga.
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.