Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Biologia
  3. Reprodução
  4. Divisão binária

Divisão binária

A divisão binária, processo também chamado de fissão e cissiparidade, é um tipo de reprodução assexuada em que se formam organismos iguais àquele que os gerou.

A reprodução é definida em Biologia como a forma pela qual os organismos vivos produzem descendentes. A partir de um organismo preexistente, é então produzido outro que carrega material genético daquele que o originou. Sabemos hoje que a reprodução pode ser sexuada ou assexuada. A divisão binária é uma forma de reprodução assexuada.

→ O que é reprodução sexuada e assexuada?

A reprodução sexuada é aquela em que existe a presença de gametas e há a recombinação genética, que leva a uma maior variabilidade. Esse tipo de reprodução, que ocorre, por exemplo, em plantas e animais, é considerado mais complexo quando comparado à forma assexuada.

A reprodução assexuada é mais simples e, de uma maneira geral, mais rápida. Nesse tipo de reprodução, não há a presença de gametas, portanto, não ocorre a recombinação genética. Acontece ainda a formação de organismos idênticos ao que os gerou, ou seja, observa-se a formação de clones. Como exemplo de reprodução assexuada, podemos citar os processos de divisão binária, divisão múltipla, brotamento, fragmentação e propagação vegetativa.

→ O que é a divisão binária?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A divisão binária recebe várias denominações e é também chamada de fissão, bipartição ou cissiparidade. Nesse tipo de reprodução, ocorre a divisão do organismo ao meio, originando outro ser idêntico ao que foi dividido. É comum em protozoários, bactérias e também em planárias.

Nos organismos eucariontes, essa reprodução acontece por meio da divisão mitótica, um processo de divisão celular em que o DNA é copiado e distribuído de maneira igual para as células-filhas. Nas bactérias, há a duplicação do DNA, um aumento da célula, a formação de um septo e uma posterior divisão celular, o que produz duas novas células.

Nas planárias, um organismo pluricelular, a divisão binária também ocorre. Nesse caso, inicialmente, o organismo sofre constrição mais ou menos na metade do seu corpo. Essa constrição leva à separação da cabeça e da região da cauda. Em seguida, ocorre a regeneração da parte restante.

Atenção: Como vimos neste texto, a divisão binária dá origem a clones. Entretanto, podem ocorrer mutações que produzem diferenças genéticas.

Na divisão binária, geralmente observa-se a formação de clones
Na divisão binária, geralmente observa-se a formação de clones
Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

A divisão binária, também chamada de cissiparidade, é um processo que

a) gera bastante variabilidade genética devido à recombinação de material genético.

b) dá origem a vários organismos por causa da fragmentação do indivíduo em várias partes iguais.

c) não gera variabilidade genética e dá origem a clones.

d) leva à produção de indivíduos totalmente diferentes do que os originou.

e) ocorre basicamente em todos os indivíduos pluricelulares.

Questão 2

Os seres vivos reproduzem-se de formas variadas, e a divisão binária é uma delas. Podemos dizer que a divisão binária é um tipo de reprodução

a) Externa.

b) Interna.

c) Assexuada.

d) Sexuada.

e) Gamética.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Fases da mitose da raiz de cebola. (1) interfase (2) prófase, (3) metáfase, (4) anáfase e (5) telófase. Fonte: Atlas de Histologia do ICB – UFG.
Mitose
Processo de divisão celular que ocorre entre uma interfase e outra, compreendida nas fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Resulta em duas células idênticas entre si e a célula-mãe.
Hidra reproduzindo-se por brotamento
Reprodução assexuada
Processo reprodutivo no qual um único indivíduo dá origem a outros (s) sem que haja a fusão de gametas diferentes.
Reprodução das Bactérias
A reprodução das bactérias ocorre de forma muita rápida. Em apenas 24 horas, aproximadamente milhares de bactérias podem ser originadas.