Sistema circulatório das aves

Esquema da circulação dupla e completa nas aves

As aves são animais que apresentam respiração pulmonar, circulação dupla e completa.

A circulação dupla é uma característica dos animais homeotérmicos e ocorre quando o sangue passa duas vezes pelo coração. Quando dizemos que a circulação é completa, quer dizer que o sangue venoso não se mistura com o sangue arterial. Dessa forma, podemos concluir que o sangue no sistema circulatório das aves passa duas vezes pelo coração e o sangue rico em oxigênio não se mistura com o sangue rico em gás carbônico.

Por possuir circulação dupla e completa, a ave apresenta uma maior disponibilidade de oxigênio e, consequentemente, uma maior disponibilidade de energia para conseguir manter a temperatura do corpo constante (homeotermia).

O coração das aves apresenta quatro câmaras (dois átrios e dois ventrículos) que se encontram completamente separadas; e suas hemácias são nucleadas (apresentam núcleo) e ovais, diferentemente dos mamíferos.

Quando o sangue venoso (rico em gás carbônico), derivado dos tecidos do animal, chega ao coração, ele entra no átrio direito e, ao mesmo tempo, o sangue arterial (rico em oxigênio), derivado dos pulmões, entra no átrio esquerdo. Os dois átrios se contraem ao mesmo tempo, impulsionando o sangue para os respectivos ventrículos (átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo e átrio direito para o ventrículo direito). Os ventrículos também se contraem ao mesmo tempo, de forma que o sangue que está no interior deles é impulsionado para as artérias, sendo que a artéria pulmonar, ligada ao ventrículo direito, leva sangue venoso para os pulmões, enquanto que a artéria aorta, ligada ao ventrículo esquerdo, leva sangue arterial aos tecidos do corpo.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!