Vertebrados

Atualmente são conhecidas mais de 50000 espécies atuais de animais vertebrados, com as mais diferentes formas e habitats. Esses animais obtêm energia basicamente da alimentação e possuem diversas estratégias de captura de presas, fuga e reprodução. Este último é rico em comportamentos de corte e modos e, alguns, desenvolvem cuidado parental.

Na abordagem de classificação mais atual, considerando aspectos evolutivos, os vertebrados atuais são divididos em:

- Feiticeiras e Lampéias – Myxinoidea e Petromyzontoidea: Alongados, sem escamas e viscosos. Necrófagos ou parasitas. Desprovidos de mandíbula.

- Tubarões, Raias e Quimeras – Elasmobranchii e Holocephali: Esqueleto cartilaginoso. As quimeras são peixes marinhos com caudas longas e delgadas e faces com características semelhantes à de coelhos.

- Peixes ósseos – Osteichthyes: Duas categorias são consideradas: peixes com nadadeiras raiadas (Actinopterygii) e de nadadeiras lobadas (Sarcopterygii). Esses são os peixes viventes mais proximamente aparentados com os vertebrados terrestres e possuem apenas oito espécies. Os de nadadeiras lobadas podem ser divididos, também em Chondrostei e Nepterygii e este é, ainda, subdividido nas linhagens Lepisosteiformes, “bowfin” (uma espécie: Amia calva) e Teleostei.

- Salamandras, Rãs e Cecílias – Urodela, Anura e Gymnophiona.

- Tartarugas – Testudinia: Únicos vertebrados com ombros e bacia internos às costelas.

- Tuatara, Lagartos e Serpentes – Lepidosauria: Pele recoberta de escamas.

- Jacarés e Crocodilos – Crocodilia: Descendentes da mesma linhagem que produziu os dinossauros e aves (Archosauria). Possui cuidado parental.

- Aves – Aves: Possuem penas. Ativas durante o dia e muitas vocalizam.

- Mamíferos – Mammalia: Possuem placenta.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia

Os testudines  são os únicos vertebrados com ombros e bacia internos às costelas. Fotografia: Fabrício Oda.
Os testudines são os únicos vertebrados com ombros e bacia internos às costelas. Fotografia: Fabrício Oda.
Publicado por: Mariana Araguaia de Castro Sá Lima
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

(Unicentro) Tradicionalmente chamamos de répteis um grupo de animais que possui, em comum, a ectotermia e a pele recoberta por escamas. Esse grupo inclui diversas linhagens (lagartos, serpentes, anfisbenas, quelônios e jacarés), embora algumas delas sejam pouco aparentadas entre si. Por exemplo, sabe-se hoje que os jacarés são mais aparentados às aves do que aos lagartos, às cobras e às tartarugas, embora, na prática, os jacarés continuem sendo tratados junto com esses animais, dentro do grupo que chamamos de répteis.

(MONTEIRO, 2008).

Com base nos conhecimentos sobre esse grupo de vertebrados, é correto afirmar:

a) A grande maioria desses animais é constituída por animais pertencentes à base da cadeia trófica.

b) Excretam principalmente ureia e amônia, composto nitrogenado com baixa toxicidade, que necessita de pouca água para ser eliminado.

c) No curso da evolução, os répteis foram os primeiros vertebrados a dominar efetivamente o ambiente terrestre, devido aos seus ovos, que podiam desenvolver-se fora do ambiente aquático e ao seu padrão circulatório constituído por um coração com quatro câmaras bem divididas.

d) Alguns répteis, como as tartarugas, podem permanecer algumas horas embaixo d’água, prendendo a respiração e, para isso, o organismo funciona lentamente, o coração bate devagar, em um fenômeno chamado taquicardia.

e) O sistema digestivo é completo, com glândulas bem desenvolvidas, como fígado e pâncreas, terminando em cloaca, e sua respiração é estritamente pulmonar.

Questão 2

Sabendo que os vertebrados são um subfilo do filo Chordata, analise as alternativas a seguir e marque a única que mostra uma característica exclusiva dos cordados.

a) Presença de sistema digestório completo.

b) Presença de endoesqueleto.

c) Presença de sistema nervoso com encéfalo.

d) Presença de tubo nervoso dorsal oco.

e) Presença de respiração pulmonar.

Mais Questões
Assuntos relacionados
Lampreia: um vertebrado que não possui vértebra
Agnatos
Sobre estes vertebrados que não possuem vértebras (nem mandíbula) e são dotados de endoesqueleto cartilaginoso, que preenche seus corpos cilíndricos. Habitam ambientes aquáticos.
Ordem Squamata
Conheça mais sobre a ordem Squamata, a ordem que abrange a maioria dos répteis.
Esquema da circulação dupla e completa nas aves
Sistema circulatório das aves
As aves são animais que apresentam circulação dupla e completa, veja aqui como ocorre o sistema circulatório das aves.
Medusa.
Reino Animalia
Como é formado o Reino Animalia e como surgiu os animais.