Subclasse Metatheria
Os animais pertencentes à subclasse Metatheria são muito conhecidos como marsupiais e os seus representantes mais conhecidos são cangurus e coalas encontrados na Austrália; e gambás e cuícas encontrados na América do Sul.
O nome marsupial vem do termo marsúpio, que denomina uma bolsa de pele que as fêmeas desses animais têm em seu ventre, utilizada para carregar seus filhotes e onde são encontradas as glândulas mamárias. Há espécies de marsupiais que apresentam essa bolsa somente no período reprodutivo, enquanto que em outras ela está totalmente ausente.
Os marsupiais, ao contrário dos monotremados, têm seu desenvolvimento embrionário no interior do útero das fêmeas, que possuem aparelho reprodutor bem diferente. As fêmeas dos marsupiais possuem dois úteros, duas vaginas laterais (que têm a função de levar os espermatozoides para os úteros) e uma vagina mediana (também conhecida como canal pseudovaginal, que se encontra fechado até o momento do parto, quando se abre para a saída do filhote). Já os machos dos marsupiais possuem o aparelho copulador (pênis) bifurcado, de modo que ele consegue disseminar os espermatozoides para as duas vaginas da fêmea.
A gestação desses animais é bem curta, durando de 13 a 35 dias. Quando o filhote ainda imaturo nasce, ele se agarra aos pelos da mãe e se desloca até o marsúpio, onde começa a mamar até completar seu desenvolvimento, que pode levar de semanas até meses. Nas espécies onde o marsúpio está ausente, os filhotes ficam agarrados aos mamilos das mães entre dobras de pele do seu ventre.
Os gambás se adaptam facilmente às áreas urbanas, já as cuícas não são vistas nesse tipo de ambiente
Os marsupiais comuns em nosso país são o gambá e a cuíca. Com hábitos noturnos, o gambá alimenta-se de frutos e pequenos animais e quando se sente ameaçado ele exala um forte odor ou se finge de morto. Pode ser encontrado em matas ou ambientes urbanos. São animais inofensivos e não causam prejuízos ao homem.
A cuíca, assim como o gambá, possui hábitos noturnos e se alimenta de pequenos frutos. Esse animal é considerado um grande dispersor de sementes de algumas árvores, porque percorre grandes distâncias à procura de alimento, conseguindo, dessa forma, espalhar sementes junto com suas fezes. Diferentemente dos gambás, as cuícas não são encontradas em ambientes urbanos.