Memes
Os memes são conteúdos de humor que podem viralizar na internet. Esse recurso de linguagem, que usa diversos tipos de texto, imagens e vídeos, tornou-se um fenômeno de comunicação e está relacionado a diversos aspectos, como o cotidiano, política, economia e vida pessoal.
Esse tipo de conteúdo é facilmente recriado e reproduzido em diferentes situações, por isso os memes são disseminados de forma rápida na internet.
Veja também: Efeitos de sentido: duplo sentido, ambiguidade, ironia e humor
Memes engraçados
Confira abaixo alguns memes engraçados que se tornaram populares na internet.
-
Meme da Nazaré confusa
-
Memes da Gretchen
-
Meme da Pfizer
-
Memes das reações do Gavin Thomas
-
Meme do Chico Buarque feliz e sério
-
Meme do bebê dançante
-
Meme da Joelma
-
Meme da Chloe
-
Meme “mó paz”
-
Meme do Aaron Bailey
-
Meme do Pica-Pau passando pano
-
Meme da garotinha e o incêndio
-
Meme “rindo de nervoso”
-
Meme do bebê do sucesso
O que são memes?
Os memes são recursos de linguagem que utilizam imagens ou não. Geralmente se tornam populares na internet, pois uma de suas principais características é a adaptação e a capacidade de ser viralizado, isto é, muito compartilhado na internet. São conteúdos fáceis de serem recriados e repetidos.
Nesse sentido, muitos pesquisadores apontam que os memes se tornaram um fenômeno da comunicação na internet. São características dos memes:
-
São conteúdos simples que transmitem uma ideia de forma objetiva.
-
Possuem a capacidade de serem recriados, isto é, repetidos de diferentes formas.
-
Uma das principais intenções dos memes é entreter, ser engraçado, por meio do processo de identificação de quem está “consumindo/lendo” determinado meme.
-
Quando são produzidos, não possuem uma alta qualidade estética.
-
Os principais formatos de memes são em imagens (com ou sem texto), vídeos ou em GIFs (conteúdo animado).
-
Possuem caráter colaborativo, já que, quando viralizam, são recriados por diversos internautas.
A primeira vez que o termo “meme” foi utilizado foi pelo zoólogo Richard Dawkins, em seu livro “O gene egoísta”, de 1976. A palavra “meme” parte do termo grego mimesis, que quer dizer “imitação”.
Na obra, o pesquisador conceitua meme como “uma unidade de transmissão cultural, ou de imitação” e realiza uma comparação com o gene. Dawkings disse que os memes são transmitidos por meio da repetição, que é concretizada por meio de hábitos e costumes no universo cultural.
A página Contagious Media, criada no final dos anos 2000 por Jonah Peretti, foi uma das primeiras iniciativas de compartilhamento de memes na internet.
Os memes são expressões culturais presentes na chamada cibercultura, ou seja, o espaço de relações socioculturais a partir de tecnologias digitais. Entre as formas em que os memes podem surgir estão:
-
gafes na televisão;
-
falas de pessoas públicas e famosas;
-
furos jornalísticos;
-
costumes e atividades do cotidiano;
-
manias;
-
erros em competições, eventos, programas televisivos;
-
notícias;
-
situações inusitadas que são registradas.
Leia também: Elementos da comunicação e as funções da linguagem
Memes e marketing digital
Os memes se tornaram ferramentas estratégicas na área do marketing digital, que é responsável pela venda de produtos e serviços na internet.
A internet é um espaço que produz diferentes discussões e assuntos. As empresas e marcas estão cada vez mais alinhadas ao que acontece nesse campo virtual para atraírem os consumidores.
Diante da capacidade de disseminação dos memes pelas redes sociais, esses conteúdos se tornaram um formato utilizado na Publicidade e Propaganda.
Pode ser interessante aos profissionais do marketing digital monitorar quais são os memes do momento. Com isso, um bom conteúdo de meme pode tornar a venda de determinado produto ou serviço mais atrativa.
Os memes influenciam o comportamento dos consumidores e, a partir disso, as marcas podem produzir peças e conteúdos publicitários inspirados nesse formato. Para saber mais sobre a área de Marketing, leia: Marketing.