31 de Janeiro - Dia Mundial dos Mágicos

O Dia Mundial dos Mágicos é celebrado em 31 de janeiro como uma homenagem àquele que é considerado o padroeiro deles: São João Bosco.
O Dia Mundial dos Mágicos é comemorado em 31 de janeiro.

Entre as formas de entretenimento que já foram desenvolvidas ao longo da história, talvez a mais impressionante seja a mágica. Os truques de ilusionismo e a habilidade das técnicas dos mágicos, ao fazerem aparecer e desaparecer objetos diante do nossos olhos, confundindo os nossos sentidos, sempre nos deixaram e ainda nos deixam atônitos e boquiabertos. Essa prática, ou melhor, “essa arte” ou, ainda, “essa profissão”, tem um dia especialmente dedicado para ela: 31 de janeiro. Esse é o Dia Mundial dos Mágicos e está relacionado com a vida de um santo da Igreja Católica, São João Bosco.

O dia 31 de janeiro marca a data de falecimento de São João Bosco (nascido em 16 de agosto de 1815, em Becchi, na Itália), morto em 1888, na cidade de Turim. A escolha dessa data para homenagear os mágicos teria sido iniciativa de mágicos da Espanha, e o motivo principal era o fato de São João Bosco ter praticado truques de ilusionismo quando era adolescente a fim de ajudar nas despesas de casa.

Sabe-se que o ilusionismo era um tipo de entretenimento muito difundido e com grande recepção popular no século XIX. Muitos truques beiravam à fantasmagoria e confundiam-se com relatos de aparições espectrais, dada a eficácia de alguns dispositivos tecnológicos, como a lanterna mágica, desenvolvida pelos franceses Paul Philidor e Étienne-Gaspard Robertson. Muitas pessoas seguiam a trilha dos grandes ilusionistas nessa época para levar diversão aos outros e obter alguma renda a partir disso. Esse era o caso de São João Bosco, que, além de ser considerado padroeiro dos mágicos, é também tido como padroeiro dos jovens.

Esse santo ficou conhecido, na vida adulta, por ser um dos maiores santos místicos da modernidade, na esteira dos espanhóis São João da Cruz e Santa Teresa de Ávila. São João Bosco tornou-se notório pelas revelações que lhe eram apresentadas em visões e sonhos. Seu processo de canonização foi aberto no fim do século XIX, mas só em 1934 ele seria considerado efetivamente santo pela Igreja Católica, sob a autoridade do Papa Pio XI.

Publicado por Cláudio Fernandes
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.