Candida auris

Candida auris é um fungo multirresistente responsável por provocar surtos em várias regiões do mundo. No Brasil, três surtos já foram registrados.
Por apresentar resistência a medicamentos, a infecção por Candida auris é difícil de ser controlada.

Candida auris é um fungo que se destaca por sua resistência a medicamentos e ser responsável por infeções hospitalares graves, as quais podem ser, muitas vezes, fatais. No Brasil, até janeiro de 2022, três surtos já haviam sido descritos. O fungo Candida auris pode provocar infecções invasivas com alta taxa de mortalidade. Como se trata de um fungo multirresistente, o tratamento se torna limitado e, muitas vezes, são necessárias altas doses e diferentes tipos de antifúngicos para conter o problema. Uso de cateter venoso central ou outros dispositivos médicos invasivos é considerado um fator de risco para a infecção.

Leia também: Cândida ou candidíase — doença causada pelo fungo Candida albicans

Resumo sobre Candida auris

  • Candida auris é uma levedura que representa grande ameaça à saúde pública.

  • É um fungo multirresistente, característica que faz com que as opções de tratamento da infecção sejam limitadas.

  • Apresenta difícil diagnóstico, podendo ser confundido com outras leveduras.

  • Pode provocar infecções de corrente sanguínea, as quais podem ser fatais.

  • Uso de cateter venoso central, sondas e tubos para ventilação mecânica são fatores de risco para infecções por esse fungo.

Por que o Candida auris é um grave problema de saúde pública?

Candida auris é uma levedura patogênica que se destaca por ser multirresistente, motivo pelo qual o fungo ficou conhecido popularmente como “superfungo”. A infecção por Candida auris pode ser fatal, e o fato de o patógeno resistir a diferentes antifúngicos faz dela um grave problema de saúde pública.

Além disso, o fungo é responsável por desencadear a ocorrência de surtos nos serviços de saúde e destaca-se por ser capaz de permanecer viável por semanas e até meses no ambiente. O fungo é também resistente a diferentes desinfetantes, o que dificulta a higienização adequada do ambiente.

O fungo recebe a denominação Candida auris devido ao local onde foi observado pela primeira vez: o canal auditivo de um paciente. O nome auris, portanto, é uma referência a essa localização e significa “orelha” em latim.

Apesar de ser encontrado inicialmente na orelha, vale destacar que o fungo pode afetar diferentes partes do corpo e já foi identificado em amostras de urina e respiratórias. Além disso, ele pode provocar infecções invasivas, como as de corrente sanguínea.

As infecções invasivas são, geralmente, preocupantes, podendo levar o paciente à morte. No caso da infecção de corrente sanguínea por Candida auris, entre 30% e 60% dos pacientes diagnosticados evoluíram para a morte. Vale destacar, no entanto, que alguns desses pacientes apresentavam comorbidades que também contribuíram para o óbito.

Quais os fatores de risco para Candida auris?

Internação em instituições de longa permanência para idosos e hospitais é um fator de risco para infecção por Candida auris.

Segundo a Anvisa, são fatores de risco para infecção por Candida auris:

  • internação em instituições de longa permanência para idosos e hospitais, principalmente em unidades de terapia intensiva (UTI);

  • uso de cateter venoso central ou outros dispositivos médicos invasivos (sondas para alimentação enteral ou tubos para ventilação mecânica);

  • cirurgia recente;

  • diabetes;

  • uso de antimicrobianos ou antifúngicos de amplo espectro.

Leia também: Mucormicose — doença fúngica que ganhou destaque em razão da associação com a covid-19

Quais os casos de Candida auris no Brasil?

O primeiro caso de Candida auris no mundo foi descrito em 2009, no Japão. Na ocasião, o fungo foi encontrado em secreção do canal auditivo de um paciente. Após esse primeiro relato, ele foi observado em diferentes partes do mundo, incluindo o Brasil.

No nosso país, o primeiro caso foi notificado à Anvisa no dia 7 de dezembro de 2020. O fungo foi observado em uma amostra da ponta de um cateter de um paciente internado em uma UTI na Bahia. Esse foi o primeiro caso do primeiro surto no território nacional. O primeiro surto teve 15 casos e dois mortos.

Outro surto foi observado em dezembro de 2021, também na Bahia, com um caso. Em 3 de janeiro de 2022, a Anvisa foi notificada de dois casos de Candida auris em Pernambuco, o que representou o terceiro surto aqui.

Como fazer a identificação de Candida auris?

Um dos maiores problemas enfrentados no controle de Candida auris diz respeito à dificuldade de identificação desse patógeno. Os exames tradicionais não são capazes de distinguir adequadamente a espécie de outras leveduras, sendo fundamental o uso de métodos moleculares. Devido a essa dificuldade, é possível que mais casos de Candida auris tenham ocorrido sem a devida notificação.

Como é feito o tratamento para conter o Candida auris?

Como salientado ao longo do texto, o Candida auris é um patógeno multirresistente em relação a diferentes antifúngicos. Vale destacar que algumas cepas do fungo resistem às três principais classes de antifúngicos utilizados: polienos, azóis e equinocandinas. Por isso, o tratamento envolve diferentes antifúngicos, os quais podem ser administrados em altas doses.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.