Fungos

Os fungos são seres bem diferentes dos outros grupos de seres vivos e por isso são classificados em um reino só seu, o reino Fungi. Apesar de existirem formas unicelulares como o levedo, os fungos são organismos eucariontes e heterotróficos, formados por um emaranhado de filamentos, chamados de hifas, que podem ser de dois tipos: as cenocíticas ou as septadas. A parede celular das hifas é composta de quitina, mesma substância encontrada no exoesqueleto dos artrópodes. O conjunto de hifas forma o micélio, que pode crescer sem parar enquanto o fungo encontrar alimento e condições favoráveis para sobreviver ─ lembrando que o crescimento das hifas ocorre apenas em suas extremidades.

O fungo é formado por um conjunto de hifas capazes de absorver substâncias orgânicas simples do solo ou de outros seres vivos

Certos fungos, muito conhecidos como cogumelos, possuem estruturas reprodutoras chamadas de corpos frutíferos ou corpos de frutificação, que ficam acima do solo.

Os fungos são seres heterótrofos que utilizam inúmeras fontes orgânicas de alimento. Há espécies de fungos que se alimentam de matéria orgânica viva, causando doenças em plantas e animais e apodrecimento em frutas e verduras; mas há outros fungos cuja nutrição é sapróbia. Nesse caso, eles absorvem moléculas orgânicas simples, oriundas de cadáveres de plantas ou animais. Essas espécies de fungos são imprescindíveis na natureza, pois auxiliam as bactérias heterotróficas na reciclagem dos elementos químicos que constituem a matéria orgânica.

A reprodução dos fungos pode ocorrer sexuada ou assexuadamente. Na reprodução sexuada ocorre a fusão de duas hifas haploides com formação de zigotos diploides. Muitas espécies de fungos apresentam formas sexuais diferentes que são designadas pelos sinais + e -, pois nesses organismos não há diferenças que permitam classificá-los em macho e fêmea.

A reprodução assexuada dos fungos pode ocorrer por brotamento, fragmentação do micélio e por esporulação. No brotamento ou gemulação, os brotos se separam da célula original formando cadeias de células. É o que ocorre nas formas unicelulares como o Saccharomyces cerevisae. Na fragmentação, um micélio se fragmenta originando vários micélios; e na esporulação, há a produção de esporos que são resistentes a ambientes desfavoráveis, e que, através de mitoses, formam indivíduos adultos.

Os fungos são classificados em cinco filos: Filo Cythridiomycota (citridiomicetos ou mastigomicetos), Filo Zygomycota (zigomicetos), Filo Ascomycota (ascomicetos), Filo Basidiomycota (basidiomicetos) e Filo Deuteromycota (deuteromicetos).

Os principais representantes dos fungos são os bolores, as orelhas-de-pau e as leveduras
Publicado por: Paula Louredo Moraes

Muitas pessoas, ao avistarem um fungo em uma mata, pensam que aquela estrutura é um vegetal. Apesar da semelhança física, essas estruturas diferenciam-se das plantas por:

a) Serem organismos eucariontes.

b) Serem organismos procariontes.

c) Serem organismos autotróficos.

d) Serem organismos heterotróficos.

Os fungos são organismos importantes na cadeia alimentar, pois, juntamente a bactérias, são responsáveis pelo processo de decomposição. Essas espécies nutrem-se de matéria orgânica morta, sendo chamadas de:

a) sapróbias.

b) parasitas.

c) autotróficas.

d) patogênicas.

Candida albicans: responsável pela candidíase.
Blastomicose, candidíase e criptococose
Breves informações sobre a blastomicose, candidíase e criptococose: doenças fúngicas.
Os liquens são organismos muito simples que conseguem sobreviver em vários ambientes
Liquens
Veja aqui o que são liquens e qual a sua importância ecológica e econômica.
Fungos e bactérias promovem o processo de decomposição
Decomposição
Descubra a importância da decomposição e os fatores que aceleram e retardam esse processo.
Os elefantes precisam de matéria orgânica de outros organismos
Seres autotróficos e heterotróficos
Aprenda a diferença entre seres autotróficos e heterotróficos e conheça o nível trófico ocupado por esses organismos na cadeia alimentar.
Queijo roquefort
Importância dos fungos na alimentação e meio ambiente
Descubra como os fungos são importantes no nosso dia a dia.
Ação do fungo penicillium sobre bactérias estafilococos
Importância dos fungos
Aplicação de fungos na medicina, indústrias e pesquisas em geral.
Os fungos do filo Basidiomycota são conhecidos como cogumelos
Classificação dos fungos
Conheça a classificação dos fungos e entenda algumas das principais características pertencentes aos organismos de cada um desses grupos.