Dor de cabeça do sorvete

A ingestão de substâncias geladas pode desencadear crises de enxaqueca

Você já sentiu uma dor de cabeça fortíssima quando ingeriu algo gelado? É uma dor que vem e vai com uma rapidez tremenda, mas que incomoda bastante. Ela é chamada de dor de cabeça do sorvete.

É um tipo de dor de cabeça que pode ocorrer tanto em climas quentes quanto em climas frios, e costuma ser sentida no topo da cabeça, nas têmporas ou nos olhos. Essa dor pode acontecer com qualquer pessoa, principalmente em pessoas portadoras de algum tipo de dor de cabeça crônica primária, como a enxaqueca. Nos enxaquecosos, a ingestão de sorvete ou líquidos gelados, pode desencadear crises de enxaqueca.

Mas porque ocorre essa dor de cabeça quando se ingere qualquer substância gelada?

Ao ingerir sorvete ou outro líquido gelado, essa substância toca o palato mole (céu da boca). Ao tocá-lo, o cérebro interpreta como sendo uma agressão, e por isso causa a contração das artérias daquela região. Após serem contraídas, essas artérias se dilatam com muita rapidez, também em resposta à ação da substância gelada. Ao se dilatarem, as artérias comprimem a raiz do nervo da face, chamado de nervo trigêmeo, que, em consequência, estimula o nervo oftálmico, que se lança na testa e olhos, provocando a dor.

A melhor forma de se evitar essa dor de cabeça é ingerindo o alimento ou líquido gelado de maneira lenta e em pequenas quantidades, tentando evitar o seu contato com o céu da boca. Para as pessoas que sofrem com enxaqueca, a melhor forma é evitar o consumo de substâncias geladas, principalmente se a pessoa notar que esse consumo desencadeia crises.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.