Gastrite

A gastrite provoca desconforto abdominal.
A gastrite é uma inflamação da mucosa gástrica que reveste o estômago. Pode ser provocada pela bactéria Helicobacter pylori que provoca alta infecção, pela ingestão de aspirina e outros medicamentos que reduzem a proteção gástrica do estômago, pela ingestão de alimentos contaminados por germes, pela ingestão de álcool que inflama e prejudica o estômago e por outras formas.

A gastrite pode ser assintomática em alguns casos, mas normalmente ocorre queimação abdominal, azia, vômitos, náuseas, sangramento digestivo, saciedade precoce, empachamento, perda de apetite, fraqueza, diarréia e outros.

Após o relato de alguns sintomas acima descritos, o indivíduo deve fazer um exame chamado endoscopia digestiva que visualiza o estômago por completo. Se caso apresentar algum problema no estômago, o médico colhe algumas amostras para faz biópsia.

O tratamento para a gastrite é variável, já que pode ter várias causas. A utilização de medicamentos é adotada em todos os casos para amenizar as dores. Em casos de gastrite pela bactéria utilizam-se antibióticos para contê-las, em casos de gastrite por aspirina e outros medicamentos suspende-se a utilização de tais e cuida-se dos sinais que aparecem, já em casos de gastrite por alimentos recomenda-se suspender a ingestão desses.

A gastrite pode ser evitada quando não se ingere medicamentos que irritam o estômago, quando o consumo de álcool é reduzido ou banido e quando os alimentos a serem ingeridos são devidamente limpos para o consumo.
Publicado por Gabriela Cabral
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos