Impetigo

Manifestação da doença
O impetigo é uma infecção provocada por dois tipos de microrganismos que atacam a camada mais externa da pele, o Staphylococcus aureus e Streptococcus. Normalmente se manifesta em crianças de até cinco anos, porém pode ocorrer em qualquer idade. É caracterizada por pequenas bolhas (em alguns casos podem aparecer bolhas grandes) com pus que aparecem pelo corpo, principalmente no nariz, axilas, virilha, atrás do joelho e outras áreas de dobras da pele que se rompem e formam lesões cobertas por uma crosta espessa.

O contágio é feito de uma criança infectada para outra, sendo favorecido por cortes ou qualquer outro tipo de trauma na pele que facilitam o desenvolvimento dos microrganismos. O diagnóstico normalmente é feito por meio de exames de sangue que comprovam a existência do microrganismo no corpo da criança que apresenta as bolhas purulentas na pele.

O tratamento consiste na ingestão de antibióticos e na utilização de pomadas sobre as lesões. Para prevenir tal infecção é importante lavar bastante as mãos da criança, limpar qualquer ferimento existente e usar antisépticos que amenizam as chances dos microrganismos serem transmitidos.
Publicado por Gabriela Cabral
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!