Rinite Alérgica

Rinite Alérgica
A reação inflamatória da mucosa que reveste o nariz quando ela recebe influência de substâncias chamadas alérgenos, significa rinite alérgica.

Podem ser considerados alérgenos a poeira, pólen e mofo encontrados em alguns lugares. A rinite é comum em grandes cidades, onde existem muita poluição e poeira doméstica.

Algumas pessoas apresentam rinite em épocas específicas, outras no decurso do ano. Coriza, coceira nasal, crises de espirros, sintoma ocular, como lacrimejamento e coceira, obstrução nasal, dores de cabeça são sintomas provenientes de rinite alérgica.

A rinite alérgica não é contagiosa mediante o convívio social, porém pode ser transmitida dos pais para os filhos através dos genes. É possível conviver com a rinite sem a manifestação de sintomas fazendo o tratamento corretamente, uma vez que ela não tem cura.

A melhor forma de prevenir a doença é através da diminuição de agentes alérgicos e irritantes em casa, um exemplo disto é o cuidado que se deve ter com o quarto onde todos passam muitas horas do dia, os colchões e os travesseiros devem ser antialérgicos para obstruir a passagem de poeira, evitar o uso de cobertores de lã e guardar as roupas de lã em sacos plásticos. Substâncias químicas e poluentes provocam a crise de rinite e devem ser evitadas.
Publicado por Patrícia Lopes Dantas
História
Grécia Antiga: Pólis
Assista à nossa videoaula para conhecer as principais características de uma pólis grega. Confira também, no nosso canal, outras informações sobre a Grécia Antiga.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos