Salto Ornamental

Salto ornamental
Salto ornamental é um esporte que consiste em saltar de uma plataforma elevada em direção à água, realizando movimentos estéticos durante a queda. É um esporte de grande técnica, plasticidade e flexibilidade.

A plataforma fixa pode ter até 10 metros de altura, em relação à piscina, que deve ter no mínimo quatro metros de profundidade. O saltador é avaliado nos seguintes aspectos: criatividade, destreza, rigor na execução do salto previsto, simetria, cadência dos movimentos, entrada na água.

O trampolim, uma espécie de plataforma flexível no sentido vertical, requer do saltador uma maior destreza. Os saltadores ornamentais costumam treinar suas acrobacias no trampolim acrobático.

O julgamento de um salto é bastante complexo. Em virtude disso várias pessoas são convidadas para participar da avaliação. A classificação de um salto considera todas as suas etapas: aproximação, partida, elevação, execução, entrada.

Existem pelos menos 82 tipos de salto. Há algumas posições básicas: grupada (corpo dobrado nos joelhos e quadris, joelhos juntos voltados para o peito); carpada (corpo dobrado na cintura e pernas retas); esticada (corpo reto); e livre (combinação de posições básicas). Os saltos podem ser para a frente, com o corpo voltado para a água; para trás, com as costas voltadas para a água e um giro para fora do trampolim ou da plataforma.

As provas de saltos ornamentais realizadas nas Olimpíadas são: plataforma de dez metros, trampolim de três metros e saltos sincronizados. O esporte também é disputado nos Jogos Pan-Americanos.
Publicado por Patrícia Lopes Dantas
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.