2005: Ano Mundial da Física
Em 2005 foi comemorado o Ano Mundial da Física. A festa foi idealizada pela comunidade científica, a fim de homenagear os 100 anos de publicação das teorias do físico alemão Albert Einstein.
As teorias publicadas por Einstein e comemoradas em 2005 foram:
• A teoria da relatividade
• Física Quântica
• Teoria do Movimento Browniano
Com suas publicações, Einstein revolucionou a história da Física, porque mostrou que nada era absoluto, não existindo, pois, um referencial absoluto e mostrou que tudo é relativo. Ele provou isso quando nos apresentou a teoria da relatividade, que nos trouxe uma nova concepção para a massa de um corpo.
E = mc²
Onde:
E = energia
m = massa
c = velocidade da luz no vácuo
Einstein nos mostrou, a partir da relatividade, que a velocidade da luz no vácuo é a velocidade limite para qualquer corpo de massa real.
Também trouxe ao conhecimento da humanidade a possibilidade de a luz ser formada por partículas.
Sobre a velocidade da luz no vácuo (c), Einstein postulou que ela é a mesma para todos os observadores, independente do seu movimento ou de sua fonte.
Essas teorias propostas por Einstein intrigam os estudiosos, pois impossibilitam saber se a simultaneidade de eventos é real.
Voltando para as comemorações de tudo isso, a abertura oficial aconteceu em Paris, França, na sede mundial da UNESCO entre os dias 13 e 15 de janeiro de 2005.
Já os festejos no Brasil tiveram seu início oficial no Simpósio Nacional do Ensino de Física no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 28 de janeiro do mesmo ano.
Durante todo o ano de 2005, não só os físicos, mas toda a população civil interessada em aprender e entender um pouco mais sobre as teorias de Einstein, tiveram acesso a palestras, feiras e diversos eventos voltados para esse fim.