Câmara Escura de Orifício

A câmara escura de orifício é um dispositivo cúbico ou em forma de um paralelepípedo (caixa) que possui um pequeno orifício em uma de suas paredes, que são todas opacas.

Quando um objeto iluminado ou luminoso é colocado à frente da câmara, é formada na parede oposta ao orifício uma imagem invertida semelhante ao objeto.

Os raios de luz que partem do objeto em direção à câmara são referências para determinarmos a relação entre a altura do objeto, altura da imagem, distância entre o objeto e a câmara e o comprimento da câmara.


Câmara escura de orifício

Os triângulos ABO e CDO são semelhantes, logo temos a seguinte relação: a/b = x/y

x = tamanho do objeto (m)
y = tamanho da imagem (m)
a = distância objeto câmara (m)
b = distância entre a parede do orifício e a parede oposta (m)

Como a câmara escura de orifício é formada por paredes opacas, ver a imagem formada lá dentro é praticamente inviável para um observador fora da caixa. A parede oposta ao orifício (local onde a imagem é formada) pode ser trocada por um papel vegetal e assim torna-se possível observar fora da caixa e logo conseguirá visualizar a imagem formada em razão do objeto.

A figura a seguir ilustra um homem (objeto) e sua respectiva imagem.


Imagem formada dentro de uma câmara escura.

1. Uma câmara escura tem profundidade de 50 cm. Ela é dirigida para uma árvore a uma distância de 10 m. Uma projeção de 5 cm de altura forma-se no fundo da caixa como mostra a figura. Qual a altura da árvore?


Figura – questão 1 – câmara escura de orifício

x/0,05 = 10/0,5
0,5.x = 0,5
x = 0,5/0,5
x = 1m

Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por Frederico Borges de Almeida
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.