Câmara Escura de Orifício
A câmara escura de orifício é um dispositivo cúbico ou em forma de um paralelepípedo (caixa) que possui um pequeno orifício em uma de suas paredes, que são todas opacas.
Quando um objeto iluminado ou luminoso é colocado à frente da câmara, é formada na parede oposta ao orifício uma imagem invertida semelhante ao objeto.
Os raios de luz que partem do objeto em direção à câmara são referências para determinarmos a relação entre a altura do objeto, altura da imagem, distância entre o objeto e a câmara e o comprimento da câmara.
Câmara escura de orifício
Os triângulos ABO e CDO são semelhantes, logo temos a seguinte relação: a/b = x/y
x = tamanho do objeto (m)
y = tamanho da imagem (m)
a = distância objeto câmara (m)
b = distância entre a parede do orifício e a parede oposta (m)
Como a câmara escura de orifício é formada por paredes opacas, ver a imagem formada lá dentro é praticamente inviável para um observador fora da caixa. A parede oposta ao orifício (local onde a imagem é formada) pode ser trocada por um papel vegetal e assim torna-se possível observar fora da caixa e logo conseguirá visualizar a imagem formada em razão do objeto.
A figura a seguir ilustra um homem (objeto) e sua respectiva imagem.
Imagem formada dentro de uma câmara escura.
1. Uma câmara escura tem profundidade de 50 cm. Ela é dirigida para uma árvore a uma distância de 10 m. Uma projeção de 5 cm de altura forma-se no fundo da caixa como mostra a figura. Qual a altura da árvore?
Figura – questão 1 – câmara escura de orifício
x/0,05 = 10/0,5
0,5.x = 0,5
x = 0,5/0,5
x = 1m
Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Mundo Educação