Chute x Impulso

O futebol é o esporte coletivo mais praticado no mundo. Os atletas atuantes neste esporte são objetivados por fazer gol. A condução da bola de futebol acontece, em grande parte do jogo, através do contato entre os pés dos jogadores e a bola, contato este denominado como chute.
O chute dado pelos jogadores é interpretado fisicamente (em termos de variação de quantidade de movimento) pela relação estabelecida entre a força que ele aplica com a bola e o tempo em que essa força (tempo de contato entre o pé do jogador e a bola) atua sobre a mesma; essa relação é denominada como impulso.


Impulso de uma força constante

O impulso aplicado em uma bola provocará variação em sua quantidade de movimento, dando a ela maior ou menor velocidade.


Quantidade de movimento de um corpo que possui massa constante

Em uma cobrança de falta (bola em repouso), considere que um jogador chute a bola aplicando-lhe uma força de intensidade 1,2.10²N em 0,1s, sendo a massa da bola equivalente a 400g, a velocidade que a bola irá adquirir equivale à 108km/h; veja os cálculos a seguir.
F = 1,2.10²N
Δt = 0,1s
m = 400g = 0,4Kg
Vo = 0
V = ?
I = ΔQ
F.Δt = m.V – m.Vo
1,2.10².0,1 = 0,4.V – 0
V = 12/0,4
V = 30m/s
V = 30.3,6 = 108Km/h
Inicialmente tínhamos a bola em repouso, e após o chute a bola chega a uma velocidade equivalente à 108 Km/h (30m/s). Em razão do impulso dado à bola pelo pé do atleta, a quantidade de movimento da bola foi alterada. Logo vemos que o chute nada mais é que Impulso.


Roberto Carlos, atleta da seleção brasileira, mestre em provocar grande
variação na quantidade de movimento da bola em cobranças de falta.



Publicado por Frederico Borges de Almeida
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.