Gráfico do potencial elétrico
Por meio da equação acima podemos determinar o valor do potencial elétrico de uma carga Q em um ponto P localizado a uma distância d qualquer. Essa equação somente tem validade para um referencial de potencial nulo no infinito.
Por meio dela também podemos afirmar que o potencial elétrico no ponto P não depende do valor de uma carga de prova colocada no ponto P. Portanto, podemos afirmar que mesmo sem a carga de prova teremos um potencial elétrico. Por meio dessa equação podemos dizer também que o potencial elétrico é inversamente proporcional à distância entre o ponto P e a carga fonte Q, ou seja, quanto maior for a distância entre o ponto e a carga geradora, menor será o potencial elétrico.
Conforme podemos ver nas figuras abaixo, o gráfico do potencial em função da distância d é uma curva denominada hipérbole equilátera. Se a carga fonte for positiva (Q > 0), a curva encontra-se no primeiro quadrante, como mostra a figura 1. No caso de a carga fonte ser negativa (Q < 0), a curva se acha no quarto quadrante, como mostra a figura 2.
Como propriedades do potencial da carga puntiforme, podemos destacar que:
- sendo o potencial inversamente proporcional à distância, quando se dobra a distância o potencial é reduzido à metade.
- quando se reduz à metade a distância de P a Q, o potencial dobra.