Gráfico do potencial elétrico

Equação para o cálculo do potencial elétrico

Por meio da equação acima podemos determinar o valor do potencial elétrico de uma carga Q em um ponto P localizado a uma distância d qualquer. Essa equação somente tem validade para um referencial de potencial nulo no infinito.

Por meio dela também podemos afirmar que o potencial elétrico no ponto P não depende do valor de uma carga de prova colocada no ponto P. Portanto, podemos afirmar que mesmo sem a carga de prova teremos um potencial elétrico. Por meio dessa equação podemos dizer também que o potencial elétrico é inversamente proporcional à distância entre o ponto P e a carga fonte Q, ou seja, quanto maior for a distância entre o ponto e a carga geradora, menor será o potencial elétrico.

Conforme podemos ver nas figuras abaixo, o gráfico do potencial em função da distância d é uma curva denominada hipérbole equilátera. Se a carga fonte for positiva (Q > 0), a curva encontra-se no primeiro quadrante, como mostra a figura 1. No caso de a carga fonte ser negativa (Q < 0), a curva se acha no quarto quadrante, como mostra a figura 2.

Como propriedades do potencial da carga puntiforme, podemos destacar que:

- sendo o potencial inversamente proporcional à distância, quando se dobra a distância o potencial é reduzido à metade.
- quando se reduz à metade a distância de P a Q, o potencial dobra.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.