Paralaxe

Medida da distância de uma estrela pelo método do ângulo da paralaxe
Em um dia de céu limpo, sem a presença de nuvens, podemos observar as estrelas com mais facilidade, assim conseguimos enxergar a olho nu aquelas que apresentam pouco brilho. Quando olhamos para uma estrela em específico, ficamos imaginando qual é a distância que nos separa.

Pensamos também como é calculada a distância das estrelas fora do sistema solar, já que a estrela mais próxima da Terra está a 150 milhões de quilômetros. Mas como é possível medir essa distância? Em astronomia, um dos métodos para realizar essa medida é através da Paralaxe.

Pelo fato de na astronomia os objetos de estudos serem quase sempre distantes, os astrônomos desenvolveram métodos capazes de obter informações sobre esses corpos apenas analisando a luz emitida por eles. Com a finalidade de medir a distância de uma estrela, eles utilizaram a medida do ângulo de paralaxe.

Para entendermos melhor a paralaxe, façamos a seguinte experiência: primeiramente levante o dedo indicador, estique o braço. Com um olho fechado observe o seu dedo e veja o fundo atrás dele. Sem movimentar o dedo, feche o olho que estava aberto e abra o outro. Perceba que seu dedo se deslocou em relação ao fundo.

A paralaxe estelar é realizada da mesma maneira, só que ao invés de utilizar um dedo ela utiliza uma estrela e ao invés de utilizar os olhos ela se beneficia do movimento de rotação da Terra em torno do Sol. Assim, definimos a paralaxe como sendo a diferença na posição aparente de um objeto visto por dois observadores em pontos diferentes.

Podemos realizar a medida da distância de uma estrela tomando por base o Sol: essa medida é chamada de paralaxe anual ou heliocêntrica. Ela é mais usada para medir a distância de estrelas mais próximas. De acordo com o fato de a Terra girar ao redor do Sol, podemos realizar a medida da direção de uma estrela em relação às estrelas de fundo, quando a Terra está de um lado do Sol; e tornamos a fazer a medida seis meses mais tarde, quando a Terra está do outro lado do Sol. A metade do desvio total na posição da estrela corresponde à paralaxe heliocêntrica.

Por Domiciano Corrêa Marques da Silva
Graduado em Física
Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
Inglês
Simple future – Going to
Assista à videoaula e aprenda sobre o simple future – going to. Entenda como esse tempo verbal é formado, suas regras e seus usos.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos